Por Janize Colaço
A Espanha bateu em 2016 o seu recorde de visitantes internacionais, com a chegada de 75,3 milhões de visitantes – um crescimento de 9,9% em relação ao ano anterior, segundo afirma o ministro de Energia, Turismo e Agenda Digital, Álvaro Nadal.
De acordo com um levantamento realizado pela Turespaña, em parceria com a Frontur e com o Instituto Nacional de Estatística (INE) da Espanha, a arrecadação com os gastos dos turistas estrangeiros chegou a um total de 77 milhões de euros, 8,3% superior a 2015.
Também em comparativo com o ano anterior, o gasto médio por pessoa cresceu 3,7%, com valor de aproximadamente 1.023 euros. Já o gasto médio diário passou para 138 euros, o que significa um aumento de 6,5%.
CHEGADAS DE JANEIRO A NOVEMBRO
Dentre as principais origens dos viajantes internacionais, a pesquisa destaca a presença de britânicos, que totalizaram cerca de 17 milhões pessoas – um número 12,3% superior ao mesmo período de 2015. Seguido por franceses, com 10,8 milhões de turistas e alemães, com 10,7 milhões de visitantes.
O levantamento ainda demonstrou que o principal destino escolhido foi a Catalunha, com mais de 17 milhões de turistas internacionais. Em seguida vêm as ilhas Baleares e Canárias, com 12,9 milhões e 12,7 milhões, respectivamente.
Fonte: Panrotas