Por Luiz Carlos Silva Cesar
Veneza tem o seu magnetismo e exclusividade que provoca o mistério do envolvimento, em todos os aspectos, com alguma coisa ou com alguém…..Há aquela aura de romantismo, alimentada pela indústria turística, pela literatura, cinema… Assim, Veneza remete à fascinante experiência de viver no imaginário um romance medieval e se perder no devaneio das paixões ali vividas e divulgadas em sua história, ou na extravagância da sua beleza .
Chegar um dia pela primeira vez em Veneza é emocionante , ouvir os violinos da praça de São Marcos, admirar o por do sol refletido no mosaico dourado da fachada da igreja, ouvir as badaladas do campanário, ver pessoas do mundo inteiro sorrindo extasiadas, em gôndolas com tenores… São freqüentes cerimônias de dezenas de matrimônios publicamente divididas com o público, em poses e fotografias: é uma experiência enlouquecedora para qualquer alma romântica .
Tive uma experiência com um casal de 60 anos, que tinha o sonho de casar em Veneza. Pude compartilhar a emoção com que foi realizada a troca de alianças na gôndola, sob aplausos de pessoas que nem sequer os conhecia, sobre as pontes por onde passavam. O sonho foi complementado com uma festa de casamento a bordo do transatlântico MSC Armonia, num cruzeiro marítimo para as Ilhas Gregas. Neste evento, organizei a surpresa de uma cerimônia, com um ritual completo de casamento sem custos adicionais, desde a entrada com marcha nupcial até a sua cabine decorada especialmente para uma noite de lua de mel , com presentes do álbum de fotografias e certificado de casamento emitido pelo Senhor Comandante do navio.
Na verdade, o sonho desse casal só pôde ser conhecido por mim, em decorrência das conversas que entabulamos em que terminou aparecendo, de forma difusa, o desejo latente naquele gesto de comprar uma viagem. Em momento algum, o casal de clientes deixou claro o seu sonho, acalentado como uma fantasia, associado ao desejo de fazer aquela viagem. Através das conversas, uma vez detectado o desejo, ele pôde ser concretizado, como uma surpresa, e de uma forma pouco dispendiosa, porque essas cerimônias já fazem parte do projeto de entretenimento e vida a bordo de um cruzeiro marítimo.
- Luis César é agente de viagens