Festival de Música e Artes do Olodum

Evento se inspira no Festival HEB-SEB dos egípcios para realizar mais uma edição no Pelourinho. Crédito: Magall Moraes
Evento se inspira no Festival HEB-SEB dos egípcios. Crédito: Magall Moraes

Com o tema do Carnaval 2017, O Sol – Akhenaton: Os Caminhos da Luz, o Olodum apresenta mais uma edição do Festival de Música e Artes do Olodum – FEMADUM. O evento acontece neste final de semana, dias 21 e 22 de janeiro, a partir das 12 horas no Largo do Pelourinho. Diversas manifestações culturais se apresentarão e diversos nomes serão homenageados, diante de um público formado por nativos e turistas. .

O FEMADUM é o principal evento cultural do Olodum, antes do carnaval. Criado pelo Bloco Afro Olodum nos anos 80, o festival divulga a diversidade da cultura afro baiana e brasileira, além de dar oportunidade e visibilidade a talentos populares que buscam na cultura Afro uma fonte de inspiração.

Este ano, o grupo também festeja os 30 anos de Samba Reggae e realiza a campanha “Eu Falei Faraó”, relacionada com os 30 anos do primeiro LP da Banda Olodum, Egito Madagascar de 1987. Foi no Femadum que na década de 80, Luciano Gomes apresentou a música Deuses Cultura Egípcia, popularmente conhecida como “Faraó”. Música responsável por ao mesmo tempo visibilidade e popularidade ao Olodum e ao Sambam reggae.

Em 2017, o FEMADUM inspirou-se no Festival HEB-SEB dos egípcios para realizar mais uma edição de um dos mais importantes festivais de música negra no mundo. O Festival HEB-SEB era realizado sempre que um faraó completava 30 anos de reinado e, por meio de um ritual dramático e sombrio, o faraó era submetido publicamente a um sacrifício, em que o mesmo morria simbolicamente e em seguida ressuscitava para continuar governando o seu reino com força e vigor.

Assim, 30 anos depois de estourar como sucesso, a música Faraó volta a ser o centro das atenções de todos os seus súditos, que empolgados continuam a cantar: “Que mara, mara, mara, maravilha ê/ Egito, Egito Ê”.

PROGRAMAÇÃO:

Largo do Pelourinho – 21/01/17 (sábado)

13h00 – Banda Percussiva Olodum e ala de canto

14h00 –  Banda Jahdirá (Reggae)

14h30 – Apresentação das 3 músicas finalistas

15h00 – Banda Percussiva Olodum e ala de canto

15h40 – Samba do Pretinho

16h10 – Banda Percussiva Olodum e ala de canto

17h00 – Encerramento

Largo do Pelourinho – 22/01/17 (domingo)

13h00 – Abertura  – MC

13h10 – Banda Percussiva Olodum e ala de canto

13h40 –  La Catorce Bis – Argentina (Samba-reggae)

14h10 –  Banda Percussiva Olodum e ala de canto

14h40 – Entrega dos troféus

15h10 – Apresentação da “Literatura Faraônica” – convidados especiais, interpretando músicas alusivas ao Egito: – Músicas: Ê Faraó (Luciano Gomes e Lazinho) / – Literatura Faraônico (Pierre Onassis e Narcizinho) / – O Casal Solar (Tonho Matéria e Mateus) / – Reggae dos Faraós (Marquinhos Marques e Adailton Poesia) entre outro…

16h00 – Banda Percussiva Olodum

17h00 – Encerramento

SERVIÇO

FEMADUM – Festival de Música e Artes Olodum

Dias: 21 e 22 de Janeiro (Sábado e Domingo)
Horário 12h às 18h
Local: Largo do Pelourinho – Pelourinho

Aberto ao público

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *