Aviação doméstica amarga 17º mês de queda

A aviação doméstica fechou o ano de 2016 com quedas em relação ao ano anterior. De acordo com o levantamento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), houve retração na demanda (RPK) e na oferta (ASK), com quedas de 5,7% e 5,9%, respectivamente.

Com os resultados do último mês de dezembro – com a demanda e a oferta que registraram queda de 2,8% e 4,6%, respectivamente – o ano terminou com o 17º mês consecutivo de resultados negativos. O número pagos transportados no mercado doméstico no ano foi de 88,7 milhões, uma redução de 7,8% em relação ao ano anterior. A oferta doméstica apresentou a décima sexta baixa sucessiva do indicador.

Para o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, o resultado já era esperado, como reflexo direto da crise econômica e cautela de gastos do consumidor.

Ainda segundo ele, é preciso reforçar a urgência da implantação da agenda de correção de distorções do setor e de retomada do crescimento.

De acordo com o levantamento, o número de passageiros transportados por empresas brasileiras nos mercados doméstico e internacional totalizou 96,163 milhões, número 7,07% inferior ao registrado em 2015.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *