Por Adilson Fonsêca
Para quem estava acostumado ao ver as peças do marketing turístico enfatizarem as belezas das praias, das festas populares e da culinária, principalmente de Salvador, a busca pelo turista nacional e estrangeiro mudou de feição. Com uma estratégia nova de captação, o Governo do Estado traçou novos objetivos, dessa vez abrangendo todo o Estado nos mais diversos aspectos, naturais, culturais e gastronômico, entre outros atrativos turísticos.
O leque de opções foi lançado no último fim de semana pela Secretaria de Turismo, com um vídeo institucional onde são ressaltadas as riquezas naturais, as características da hospitalidade da população, a cultura e história do Estado nas mais diversas regiões. O objetivo é atrair, usando as redes, turistas do mundo inteiro, não só no período da chamada Alta Estação, que vai até março, mas ao longo do ano.
Para tanto o governo se utilizou de atrativos que abordam os aspectos culturais, étnicos, religiosos e gastronômicos de regiões pouco divulgadas como o Vale do São Francisco, o litoral do Sul e Extremo Sul do Estado, a Chapada Diamantina, Recôncavo e o bucolismo de cidades do interior. Conforme informou a Secretaria do Turismo, “ mais turistas significa mais riqueza circulando, e por isso a campanha intitulada “Vem pra Bahia” mostra um estado turístico, moderno, cheio de luz, alegria, simpatia e a hospitalidade “, diz o texto.
Segundo os dados mais recentes da Secretaria Estadual do Turismo (Setur) até mo fim do verão, o Estado deverá receber aproximadamente cinco milhões de turistas, como resultado do aumento de voos nacionais e internacionais, promoção do destino Bahia e aperfeiçoamento dos serviços prestados nas 13 zonas turísticas no Estado. Ainda segundo a Setur, nessas regiões turísticas a ocupação hoteleira oscila 95% e 100%, como Porto Seguro, Mata de São João, Cairu, Maraú e Lençóis.
Crítica e elogio
O presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA) e vice-presidente do Conselho Nacional de Turismo, Silvio Pessoa, elogiou a campanha da Setur para captação de turistas, mas advertiu que faltam recursos para que investimentos sejam feitos no interior do Estado. “Metade dos nossos turistas é de baianos que circulam internamente no Estado e eles precisam ser alcançados, para que em vez de serem estimulados a irem para outros estados, viajem mais pela Bahia”, disse.
Silvio Pessoa disse, ainda, que “mesmo tirando o chapéu” para a campanha, ele vê pontos que precisam ser reformulados, como a capacitação do turismo receptivo, a realização de workshops e funtrip (viagens) para jornalistas e divulgadores, agentes de turismos e de hotelaria de outros estados em destinos na Bahia, e principalmente investimentos.