Quem opta por cruzeiro marítimo na hora de viajar é definitivamente conquistado pela experiência. Uma pesquisa da Associação Brasileira dos Cruzeiros Marítimos (CLIA BRASIL), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, identificou que 88,8% das pessoas que viajaram de navio na temporada 2016 pretendem fazer outra viagem em alto mar.
Para 63,8% das pessoas entrevistadas, a viagem a bordo de um navio foi inédita. Muitos turistas são atraídos pela comodidade de encontrar em um único lugar: transporte, hospedagem, alimentação incluídos, além de entretenimento para todos os gostos.
E quem deseja navegar novamente pelo país pode aproveitar a temporada de cruzeiros que segue até abril. Ao todo são sete navios que farão 114 roteiros pelo litoral brasileiro, ofertando 393 mil leitos. Para atrair cada vez mais turistas, as empresas têm oferecido opções de cruzeiros temáticos, que podem ter foco esportivo, religioso, gastronômico, em negócios, musical, para a família ou até literário.
“Com nosso vasto litoral, os cruzeiros marítimos são uma ótima opção para movimentar a economia. Temos ainda alguns desafios que já estão sendo discutidos com todos os envolvidos para que o setor volte a crescer”, afirmou Marco Ferraz, presidente da CLIA BRASIL.
PERFIL – A pesquisa mostrou ainda que as mulheres são maioria nas viagens de navio no Brasil. Em 2016, elas representaram 56,5% dos viajantes. Os dados revelaram ainda que 64,9% dos passageiros são casados, enquanto 24,7% são solteiros e 10,4% divorciados ou viúvos. O estudo ainda destaca que 32% dos turistas viajaram em família e quase 31% em grupos de amigos.