A vigésima edição do Fórum Internacional de Investimentos em Hotéis (IHIF, na sigla em inglês), que reúne hoteleiros de todo o mundo na capital alemã Berlim, foi palco nesta terça-feira (07) da apresentação de potenciais projetos no segmento por integrantes do Ministério do Turismo brasileiro.
Durante o seminário “Brasil 2017: Perspectivas e Oportunidades de Mercado – O ano da retomada”, investidores conheceram um rol de empreendimentos que somam mais de R$ 7 bilhões em estados como São Paulo, Bahia, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
Representando o ministro do Turismo, o secretário executivo do MTur, Alberto Alves, falou sobre as vantagens comparativas do Brasil e disse que a Pasta elabora um pacote de medidas para melhorar o ambiente de negócios na área e incentivou a busca por projetos no país.
“Em 2016, o país bateu o recorde de turistas estrangeiros, chegando a 6,6 milhões de visitantes internacionais. Queremos buscar parceiros interessados nas imensas possibilidades de investimento no turismo brasileiro, acreditando que o Brasil vive um novo momento, no qual as condições para a atração de capital externo serão cada vez mais favoráveis”, argumentou Alves.
O diretor do Departamento de Ordenamento Turístico, Rogério Cóser, e o coordenador-geral da área, Rodrigo Laurense, ressaltaram as grandes perspectivas de retomada do crescimento econômico brasileiro e de ampliação do turismo doméstico. Elencaram ainda diferenciais competitivos a exemplo do câmbio favorável e das belezas naturais do país.
O IHIF de Berlim, com duração de três dias, envolve mais de dois mil empresários de 70 nações. Também estiveram no seminário desta terça-feira o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Rogério Cóser, e o coordenador-geral de Atração de Investimentos da Pasta, Rodrigo Marques.
PRÓXIMOS EVENTOS – A atração de negócios também é o objetivo da participação do Ministério do Turismo em outros dois eventos com empresários internacionais no mês de março. No dia 10, o órgão vai expor oportunidades de investimento durante um encontro promovido na Embaixada do Brasil em Roma, na Itália.
Já entre os dias 14 e 17, em Cannes, na França, representantes da Pasta apresentarão o potencial de atuação no mercado nacional durante o MIPIM (Marché International des Professionnels de l’Immobilier, em francês). Trata-se de uma das maiores exposições mundiais do setor imobiliário, onde o Brasil terá um estande e realizará palestras focadas nas áreas de hotelaria e infraestrutura.
Fonte: Agência de Notícias do Turismo