Por Bruna Murback
O ano passado trouxe avanços moderados para Berlim, na Alemanha, mas não impediu o destino bater um recorde. O número de pernoites de visitantes cresceu 2,7% e bateu a marca dos 31 milhões, segundo dados do Serviço de Estatística de Berlim-Brandemburgo. Foi o bastante para, pela primeira vez, Berlim superar a marca de cinco milhões de turistas internacionais, com predominância de visitantes da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos e da Espanha.
BRASILEIROS EM BERLIM
A capital alemã contou mais uma vez com um bom contingente de turistas brasileiros. Apesar de observar uma diminuição de 19% no número de visitantes, em relação ao ano anterior, o número de pernoites se manteve estável, com 210,6 mil registros na hotelaria da cidade.
MOTIVAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS
O visitante doméstico de Berlim tem em média 39 anos e permanece 2,4 dias na cidade. Já os estrangeiros ficam em média por 2,8 dias. Todos, porém, estão em busca dos principais pontos turísticos, além da oferta artística, cultural e arquitetônica.
TURISMO DE NEGÓCIOS
Um em cada quatro pernoites em Berlim provém do Turismo corporativo, sedundo dados do Berlin Convention Office. O setor Mice de Berlim se desenvolveu de maneira positiva em 2016, gerando 7,7 milhões de pernoites. Já o turismo de negócios foi responsável por mais de um quarto dos 31 milhões de pernoites no ano de 2016 na cidade.
TEMAS DO FUTURO
Berlim recebe eventos que são temas de destaque, como a World Health Summit e a TechCrunch Disrupt Berlin, que em dezembro de 2017 se transfere de Londres para a capital alemã. Cerca de 16% dos dos eventos que tiveram lugar em Berlim no último ano podem ser classificados nas categorias de “Medicina, Ciência e Pesquisa” (em 2015, eram 12%). Em segundo lugar ficaram os congressos das áreas de “TI, Eletrônica e Comunicação”, com 13%.
Fonte: Panrotas