Berlim bate a marca de 5 milhões de turistas internacionais

Foto: Flickr.com/mariano-mantel

Por Bruna Murback

O ano passado trouxe avanços moderados para Berlim, na Alemanha, mas não impediu o destino bater um recorde. O número de pernoites de visitantes cresceu 2,7% e bateu a marca dos 31 milhões, segundo dados do Serviço de Estatística de Berlim-Brandemburgo. Foi o bastante para, pela primeira vez, Berlim superar a marca de cinco milhões de turistas internacionais, com predominância de visitantes da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos e da Espanha.

BRASILEIROS EM BERLIM
A capital alemã contou mais uma vez com um bom contingente de turistas brasileiros. Apesar de observar uma diminuição de 19% no número de visitantes, em relação ao ano anterior, o número de pernoites se manteve estável, com 210,6 mil registros na hotelaria da cidade.

MOTIVAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS
O visitante doméstico de Berlim tem em média 39 anos e permanece 2,4 dias na cidade. Já os estrangeiros ficam em média por 2,8 dias. Todos, porém, estão em busca dos principais pontos turísticos, além da oferta artística, cultural e arquitetônica.

TURISMO DE NEGÓCIOS
Um em cada quatro pernoites em Berlim provém do Turismo corporativo, sedundo dados do Berlin Convention Office. O setor Mice de Berlim se desenvolveu de maneira positiva em 2016, gerando 7,7 milhões de pernoites. Já o turismo de negócios foi responsável por mais de um quarto dos 31 milhões de pernoites no ano de 2016 na cidade.

A capital alemã recebeu em 2016 mais de 11,5 milhões de visitantes que participaram em mais de 137,5 mil eventos. Os números revelam crescimento de cerca de 2% tanto no número de participantes como no de eventos. No ano passado, foram contabilizados mais de 2,4 milhões de turistas estrangeiros em eventos em Berlim, o que mostra que, a cada cinco participantes, um era estrangeiro.

TEMAS DO FUTURO
Berlim recebe eventos que são temas de destaque, como a World Health Summit e a TechCrunch Disrupt Berlin, que em dezembro de 2017 se transfere de Londres para a capital alemã. Cerca de 16% dos dos eventos que tiveram lugar em Berlim no último ano podem ser classificados nas categorias de “Medicina, Ciência e Pesquisa” (em 2015, eram 12%). Em segundo lugar ficaram os congressos das áreas de “TI, Eletrônica e Comunicação”, com 13%.

Fonte: Panrotas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *