O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, com o cumprimento de condicionantes, o acordo entre as companhias aéreas Latam, British Airways e Iberia. Anunciado em 2016, a parceria prevê a operação conjunta, dessas empresas em rotas ligando América do Sul e Europa.
Ao votar pela aprovação do acordo, o conselheiro do Cade João Paulo de Resende determinou, no entanto, que as empresas atendam algumas condições para minimizar os efeitos da parceria na rota São Paulo–Londres.
A medida é necessária porque as três companhias aéreas são as únicas que atuam hoje nesta rota com voos diretos. “Ainda que se considerasse voos com conexão como substitutos para a rota direta, as companhias ainda deteriam, juntas, 70% a 80% de participação no referido trecho”, informou o Cade.
Entre as determinações impostas pelo Cade para a aprovação do acordo está a obrigação das empresas cederem slots (horário de pouso e decolagem em um aeroporto), sem custo, para voos entre São Paulo e Londres, por 10 anos. O objetivo é permitir a entrada de uma nova empresa para operar nessa rota e concorrer com as três.
“O prazo de 10 anos é suficiente para a potencial entrante tentar obter um slot no aeroporto de Londres para o caso de ter interesse em dar continuidade na rota”, explicou Resende.
Caso não haja interesse de uma nova aérea em operar a rota, Latam, British e Iberia se comprometeram a manter, por sete anos, a capacidade atual de operação na rota São Paulo e Londres. Fonte: G1.