Leonardo Ramos
Ainda é março e o outono mal começou, mas a temporada de inverno do Chile foi lançada na tarde desta terça (21), em São Paulo. Com a presença de mais de 60 agentes e operadores de viagem, o Turismo Chile, órgão que promove o Turismo do país, apresentou os variados destinos chilenos que devem se manter em alta após o ano recorde 2016, quando cerca de 5,6 milhões de pessoas foram ao país.
Turistas brasileiros devem crescer
Mesmo com o ano considerado de sucesso, o número de brasileiros no Chile caiu em 2016: em 2015 foram 456 mil, enquanto no ano passado o número caiu para 439 mil turistas. Segundo a subgerente do Turismo Chile para América Latina, Jéssica Canelo, a queda de cerca de 3% ocorreu principalmente devido à crise financeira sofrida pelo Brasil. “Somente em janeiro e fevereiro do ano passado verificamos uma diminuição de 25% no número de brasileiros para o Chile” revelou Jéssica.
Para este ano, porém, a previsão é que a quantidade de visitantes brasileiros volte a crescer, devido ao enfraquecimento da crise. “O Brasil vinha crescendo como país emissor de viajantes antes da instabilidade econômica e política que se instaurou no País, e agora deve continuar sua subida”, afirmou a executiva. “Em janeiro deste ano já registramos um aumento de 8% das vendas em relação ao ano passado, uma demonstração de como o visitante brasileiro está mais confiante para viajar”, finalizou Jéssica.
Atrás apenas da Argentina no quesito de emissor internacional, ficando em segundo lugar, um dos maiores focos dos brasileiros é o esqui: cerca de 150 mil foram praticar o esporte no Chile no ano passado, cerca de um terço de todos os brasileiros que visitaram o país. “E o turista vindo do Brasil continua sendo o líder de mercado no período de neve, principalmente por gastar em média US$160 por dia em sua estadia”, afirmou Jéssica. Fonte: Panrotas