Os municípios interessados em divulgar seus festejos juninos e participar de ações de promoção e comercialização com apoio do Ministério do Turismo têm até o próximo domingo (23) para apresentarem suas propostas. O edital contempla a realização de presstrips – visitas de jornalistas e influenciadores digitais aos destinos -, encontro de negócios, inclusão da festa no Calendário de Eventos Juninos, transmissão ao vivo nas redes sociais do MTur, divulgação dos destinos e cobertura jornalística dos festejos.
Podem participar do processo apenas propostas inscritas por entidade pública representante de um município. O MTur selecionará cinco propostas de destinos turísticos nacionais, que celebrem festejos juninos, para receberem ações coordenadas e custeadas pelo Ministério do Turismo e Embratur.
“As festas juninas são uma importante manifestação cultural do povo brasileiro e com grande potencial de atração de turistas. Pensando nisso, o Ministério do Turismo lançou essa chamada publica para que possamos divulgar para todo o Brasil a beleza e diversidade desses festejos e convidar todos os brasileiros a conhecerem de perto esse importante atrativo cultural”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Para ser habilitada, a proposta deverá ser remetida pelo município que obrigatoriamente realize festejo junino gerador de fluxo turístico, de acordo com critérios estabelecidos no edital, possua órgão municipal de turismo ou equivalente e esteja inserido no Mapa do Turismo Brasileiro (www.mapa.turismo.gov.br) nas categorias A, B ou C, conforme categorização estabelecida pela Portaria MTur nº144, de 27 de agosto de 2015. O município deverá, ainda, apresentar material comprobatório – impresso ou eletrônico – de promoção da “festa de São João” (ex: guia turístico, folder, site, multimídia, mídias sociais, etc.