O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, inaugura hoje uma exposição sobre inovações. A “Inovanças – Criações à brasileira” tem como objetivo levar os visitantes em uma viagem pelo mundo das nossas criações, apresentar grandes feitos – até mesmo talentos poucos reconhecidos – e, com isso, inspirar novas invenções.
Trata-se da primeira mostra concebida temporariamente pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), que administra o museu.
“Os complexos desafios para as próximas décadas exigirão ideias originais que nos permitam acompanhar os inúmeros processos disruptivos que caracterizam nossa época. Inovar, criar novas formas e linhas de ação, tornou-se essencial: nos laboratórios e indústrias, nas florestas e comunidades, nas mais diferentes áreas e setores”, ressaltou Alberto.
A mostra ocupará 600 metros quadrados e foi projetada sem paredes, cuja inspiração partiu do filme Dogville, de Lars von Trier, a fim de remeter à fluidez do processo criativo. O conceito por trás disso tudo é mostrar que não há limites ou barreiras ao conhecimento e à criatividade. Os espectadores também encontrarão ideias que apoiam e promovam a sustentabilidade e contribuam para a popularização e difusão da ciência e da tecnologia entre os brasileiros.
A Inovanças reúne cerca de 40 inovações em sete áreas distintas, com destaque para as tecnologias sociais. Serão expostos vídeos dos criadores e objetos por todo o terreno. A realização da mostra é do Ministério da Cultura, Museu do Amanhã e da Finep e ficará em cartaz até 22 de outubro.
Inovanças – Criações à brasileira
Museu do Amanhã – Praça Mauá 1, Centro
Contato: (21) 3812-1800
Período: De 25 de abril a 22 de outubro
Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 10h às 18h (a bilheteria encerra às 17h)
Ingressos: A exposição temporária está incluída no valor da entrada para o Museu:
Inteira: R$ 20; Meia R$ 10