Fim de semana com arte, lazer e cultura em Salvador

Acontece neste fim de semana a primeira edição do Festival Caymmi de Música 2017 que vai levar cultura e arte ao Passeio Público. A programação gratuita começa às 8h tanto no sábado (8) quanto no domingo (9). Além dos shows que terão início às 16h, quem for ao local poderá se entreter com uma feira ao ar livre, além de ações ligadas a gastronomia, meditação, yoga, saraus, vitrolagem e muito mais. O Festival que recebe apoio da Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), conta com direção geral de Elaine Hazin e direção artística de Márcio Meirelles. A direção musical é de João Meirelles e Ronei Jorge e a concepção cenográfica é assinada pela Mimo – Arquitetura Consciente, com criações do coletivo CRIA.

 

 

O Passeio Público e a área de lazer ocupada pelo Festival Caymmi de Música. Foto: Divulgação/Saltur

 

 

Para o sábado o público poderá contar com os shows de Flávia Wenceslau, Junior Maceió, Irmão Carlos e Quabales, todos concorrentes na categoria Show ao Prêmio Caymmi de Música. A tarde ainda contará com a apresentação de uma artista convidada para deixar a festa ainda mais animada, e a primeira a participar do Festival é a Anelis Assumpção. Já no domingo sobem ao palco Sarau do Poeta, Luedji Luna, Forró da Gota e Renata Bastos, quem participa especialmente neste dia é o cantor Curumin. Além dos concorrentes da categoria Show, as produções dos concorrentes às categorias Videoclipe também serão apresentadas na edição. Ao todo 80 videoclipes serão incluídos na programação e veiculados ao público.

Outras ações – No sábado (8) as atividades de bem-estar começam às 8h com a prática de meditação Raja Yoga oferecida pela organização Brahma Kumaris. Às 9h, a Associação Que Ladeira É Essa e o coletivo Musas iniciam a ocupação artística do Festival com o bate-papo seguido de atividades de defesa pessoal do ‘Defesas Quilombolas’. A movimentação prevê ainda uma mostra expositiva do trabalho desses coletivos que ficará aberta à visitação nos dois dias. Dando espaço a criadores e artesãos, as feiras iniciam suas atividades às 10h, tanto no sábado quanto no domingo. No Trocadilho, o público terá a oportunidade de trocar entre si, de forma aberta e livre, produtos diversos. Já o Mercadilho destacará a atividade produtiva nos setores das artes visuais, moda, design e decoração, tendo como premissas o consumo consciente e a sustentabilidade, com produtos feitos a par?r de materiais mais naturais, de reuso e, alguns, biodegradáveis.

Também na manhã de sábado, às 10h30, o coletivo MUSAS ministra uma oficina prática aberta ao público de construção de bonecos e objetos em grandes dimensões a partir de material reciclado e técnicas de grafite. A gastronomia urbana estará presente nos foodtrucks que começam a oferecer seus produtos a partir das 12h, quando também tem início a discotecagem do coletivo Tropical Baiana. Às 14h, a comunidade do Solar do Unhão apresenta o Sarau do Gheto, performance com poetas e escritores locais.

No domingo (9), a programação tem início novamente às 8h com prática de yoga corporal oferecida pela professora Carla Dantas, que há três anos desenvolve o projeto gratuita ‘Amanhecer com Yoga’ em Salvador. Em seguida, junto com o início das feiras, às 10h, o Grupo Canela Fina realiza um Piquenique Musical com contação de histórias e inteiramente dedicado às crianças. Depois da gastronomia com os foodtrucks e da Vitrolagem com Tropical Baiana, o coletivo Sociedade da Prensa realiza a oficina Ateliê de Impressos. Já às 15h30, o coletivo Lugar de Gigantes realiza a última oficina do dia, dedicada à manipulação de bonecos gigantes, que desfilam, em seguida, em um mini cortejo.

Ocupação vai até maio

 O Festival Caymmi de Música vai ocupar espaços públicos de diferentes bairros de Salvador. Serão quatro finais de semanas com shows protagonizados por novos artistas baianos – todos concorrentes ao Prêmio Caymmi de Música. Sempre subirá ao palco pelo menos um artista de renome nacional. Além disso, o Festival ainda se diferencia pela busca em levar a multiplicidade dos movimentos urbanos de Salvador para junto do grande público. Além de passar pelo Passeio Público, ainda em abril o Festival vai passar também pelo subúrbio ferroviário, nos dias 29 e 30, movimentando a Praça São Brás, em Plataforma. Em maio, o Festival Caymmi chega a Itapuã (dias 13 e 14), ocupando a Praça Vinicius de Moraes e, por último, movimenta o Parque da Cidade, nos dias 27 e 28. Fonte: Saltur.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *