Para solicitar a Identidade Jovem, você pode entrar no site idjovem.caixa.gov.br ou baixar o aplicativo ID Jovem em seu celular.
Depois de preencher todos os dados solicitados, o sistema vai gerar um cartão virtual da Identidade Jovem. Quem fizer o cadastro pelo site terá que imprimir o cartão, mas quem estiver usando o celular só precisará mostrar o documento gerado na tela do celular acompanhado de um documento oficial com foto no momento da compra do bilhete e pronto.
A nova lei, além de reservar lugares nas empresas de ônibus, garante passagens de graça em trens de passageiros. Uma ótima oportunidade para quem quer conhecer a estrada de ferro que liga Vitória, no Espírito Santo, a Belo Horizonte, em Minas Gerais, por exemplo.
Além disso, o programa oferece entradas gratuitas e descontos em cinemas, shows e muitas outras atividades culturais.
Solicite sua passagem de graça
Você deve solicitar a passagem de graça com antecedência de, no mínimo, três horas do horário de partida, e não é permitido fazer a reserva em mais de um horário para o mesmo dia e destino. Além disso, as passagens são intransferíveis, ou seja, você não pode pedir a passagem para outra pessoa.
As empresas não são obrigadas a oferecer o benefício na compra de passagens pela internet. A nova regra vale apenas para compras feitas no guichê, observando os critérios previstos.
Depois de comprar a passagem, você deve chegar ao local da partida com, no mínimo, 30 minutos de antecedência, com a Identidade Jovem e um documento oficial de identificação com foto.
Caso o benefício seja negado pela empresa, comunique à Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no telefone 166. Fonte: Blog Pénaestrada. Imagens: Divulgação.