“Sons da África” se divide em três edições e propõe diálogo musical contemporâneo entre artistas africanos e afro-brasileiros
A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 12 a 14 de maio (sexta-feira a domingo), shows em que a cantora africana Mariama recebe como convidadas, as baianas Mariella Santiago e Aiace. As apresentações ocorrem dentro do projeto “Sons da África”, que promove encontros entre artistas africanos e afro-brasileiros.
Os shows da primeira edição acontecerão às 20h, na sexta-feira (12) e no sábado (13), e às 19h, no domingo (14). Os ingressos para todas as apresentações serão vendidos a preços populares, a partir das 9h da sexta-feira (12), na bilheteria da própria CAIXA Cultural Salvador, na Rua Carlos Gomes, 57, Centro.
Sonoridade universal
Nascida na cidade de Freetown (Serra Leoa), Mariama cresceu em Colônia (Alemanha) e hoje vive em Paris (França). Seu primeiro álbum se chama The Easy Way Out e tem inspirações múltiplas e livres, que vão dojazz ao folk, flertando também com o reggae. Na sexta-feira (12), Mariama se apresenta ao lado da cantora e compositora baiana Mariella Santiago, artista que mistura suas influencias da soul music com a musicalidade brasileira.
No sábado (13), a cantora e compositora Aiace protagoniza o diálogo musical com Mariama. E no domingo (14), Mariama faz apresentação solo ao lado da banda base, que participará de todas as edições de “Sons da África”. Ldson Galter, assina os arranjos e toca contrabaixo, acompanhado por Marcelo Galter (piano elétrico, teclados e arranjos) e Reinaldo Boaventura (bateria, percussão e arranjos).
Ao lado da banda base, o trio de cantoras que abre o projeto tem a missão de construir, através desse intercâmbio, uma música que fuja dos estereótipos comumente associados ao continente africano. O diretor musical Ldson Galter comenta a relação das cantoras com a sonoridade africana: “cada uma das artistas convidadas traz uma rica e clara influência da música africana. Todas, com suas particularidades e estilos, nos fazem enxergar de forma mais ampla, a música dos dias de hoje como influenciada por elementos da cultura africana. Nesse sentido, os sons da África são os sons do mundo nos dias atuais”.
Próximas edições em junho e julho:
Estimular o intercâmbio musical contemporâneo é o objetivo do projeto “Sons da África”. A musicalidade que a diáspora africana trouxe ao Brasil e a diversos países ganha novos caminhos de diálogo e criação no encontro dos artistas Mariama (Serra Leoa), Mû Mbana (Guiné Bissau) e Maher Cissoko (Senegal) com seis músicos baianos influenciados pela música de matriz africana.
A segunda edição de “Sons da África” acontece de 16 a 18 de junho, quando os cantores Lazzo e Nara Couto se encontrarão com o multi-instrumentista, compositor e poeta Mû Mbana. Já de 14 a 16 de julho, o percussionista senegalês Maher Cissoko encerra o projeto, ao lado do músico Tiganá Santana e da cantora Márcia Short.
Oficina Musical com Mariama
Sons da África também oferece oficinas gratuitas com os artistas africanos. O primeiro workshop musical, “Sons da África por Mariama”, contemplará 30 pessoas e acontecerá no sábado (13), às 10 horas. Os interessados devem se inscrever com meia hora de antecedência ao início das atividades, na recepção da Caixa Cultural Salvador. O critério de seleção será o da ordem dos inscritos.
Serviço:
Música – “Sons da África” Mariama convida Mariella Santiago e Aiace
Período: de 12 a 14 de maio de 2017 (sexta-feira a domingo)
Horário: às 20h (sexta-feira e sábado) e às 19h (domingo)
Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro)
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Bilheteria: venda de ingressos a partir das 9h de sexta-feira (14), para todas as sessões
Classificação indicativa: não recomendado a menores de 12 anos
Informações: (71) 3421-4200
Conveniência: estacionamento gratuito ao lado da CAIXA Cultural.