Arte e cultura dia e noite em Salvador

 

Neste fim de semana, 26, 27 e 28 de maio, a temporada do mês dos projetos Pelourinho Dia e Noite e Viver o Mercado da Fundação Gregório de Mattos (FGM), se encerra. Atrações para todas as idades e públicos ocupam o Mercado Modelo, no Comércio, a Igreja do Carmo e o largo de Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico. Releituras da música baiana eletrificada, Samba, Chula e Canto Coral fazem a alegria dos visitantes do Centro, em apresentações gratuitas. Mais do que agradar ao público e movimentar a cena artística, a ação da FGM visa incentivar os próprios moradores a viverem mais plenamente a sua cidade e acolher os turistas.

Confira a programação deste fim de semana:

Pôr do Sol no Mercado, com Grupo Suinga

Durante todas as sextas de maio, das 17h às 18h, o Grupo Suinga se apresenta no Pôr do Sol no Mercado, no Mercado Modelo.  O quinteto, formado por Diego Fox (Vocal), Silvio de Carvalho (Guitarra), Victor Jesus (Guitarra), Danilo Figueiredo (Baixo) e Allan Villas Bôas (Bateria), faz releituras irreverentes de clássicos da música baiana.

Encontro com as Baianas, com as Baianas de Aban

As Baianas de Aban realizam o Encontro com as Baianas, que acontece todos os sábados de maio, das 11h às 13h, também no Mercado Modelo. Caracterizadas com saias rodadas, panos da costa, torso na cabeça, bata e colares com cores de orixás, as Baianas possibilitam aos turistas e baianos dispor de informações sobre o Mercado, podendo registrar o momento da visita com fotografias gratuitamente.

Domingão no Mercado, com Samba Chula João do Boi

Domingo, dia 28, quem toma conta do Domingão no Mercado é o Samba Chula João do Boidas 10h30 às 12h. Criado pelo Mestre João do Boi, o grupo traz um repertório de chulas autorais e de domínio público. São chulas lúdicas e pequenas parábolas ironizando situações da vida cotidiana de São Braz, uma vila da cidade de Santo Amaro.

 

Um fim de semana animado e com muitas atrações na capital baiana para soteropolitanos e turistas. Na foto ( divulgação) o Grupo Botequim

 

Tem Samba no largo do Santo Antônio Além do Carmo, na sexta-feira, 26 de maio. O grupo Botequim anima o público, a partir das 20H30, pelo projeto Pelourinho Dia e Noite, com seu repertório do grupo composto por sambas de compositores como Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Candeia, Geraldo Filme, Dona Ivone Lara, além dos baianos Batatinha, Roque Ferreira, Edil Pacheco, Riachão, Nelson Rufino, Walmir Lima, dentre outros.

 

Concerto nas Igrejas, com Coral Ecumênico da Bahia

Devido ao sucesso da recente apresentação do mês de abril, no próximo dia 28.05 (domingo), a Igreja do Carmo receberá o Coral Ecumênico da Bahia (CEB), dentro do projeto Pelourinho Dia e Noite. Esta será a quinta apresentação do CEB, dentro da ação “Concerto nas Igrejas”, que vem lotando as igrejas do Centro Histórico de Salvador desde o mês de março.  Para este concerto, o CEB apresentará a diversidade musical de diferentes culturas, credos e etnias, mas fará uma apresentação dedicada ao mês de Maria (maio), trazendo uma sequência de AVE MARIAS, tanto para solos quanto para coro. Já estão confirmadas as presenças de Carlos Eduardo Santos (tenor), Vanda Otero (mezzo-soprano) e Kadija Teles (pianista).

SERVIÇO:

Viver o Mercado (Mercado Modelo, Comércio)

ENTRADA GRATUITA

 

  • SEXTA, 26 de maio – das 17h às 18h

Pôr do Sol no Mercado, com Grupo Suinga

 

  • SÁBADO, 27 de maio – das 11h às 13h

Encontro com as Baianas, com as Baianas de Aban

 

  • DOMINGO, 28 de maio – das 10h30 às 12h

Domingão no Mercado, com Samba Chula João do Boi

 

Pelourinho Dia e Noite

ENTRADA GRATUITA

  • SEXTA, 26 de maio – a partir das 20h30

Samba no Santo Antônio, com Grupo Botequim

 

  • DOMINGO, 28 de maio – das 11h às 12h

Concerto nas Igrejas, com Coral Ecumênico da Bahia

Local: Igreja do Carmo (Largo do Carmo)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *