Por Lenilde Pacheco
A Bahia sedia a 25ª Brazil National Tourism Mart (BNTM), entre os dias 8 e 10 de junho, com o objetivo de mobilizar o trade turístico nacional (hoteleiros, agentes de viagens, operadoras de turismo, companhias aéreas e jornalistas) para o crescimento econômico do setor, principalmente na região Nordeste.
Os participantes são operadores e agentes de turismo, os denominados buyers (compradores internacionais) e suppliers (vendedores do destino Brasil) que terão rodadas de negócio e oportunidades para fechar parcerias comerciais, com ênfase em nove estados nordestinos, de forma integrada.
A realização da BNTM na Bahia faz parte de uma estratégia cujo objetivo é o aumento do fluxo turístico nacional e internacional, afirmou o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, nesta segunda-feira (5), durante entrevista coletiva realizada no Fiesta Hotel, em Salvador.
“Priorizamos novos vendedores, de mercados diferentes, que, conhecendo os nossos atrativos, podem incrementar os negócios”, destacou o secretário. Interessa especialmente ao Nordeste o mercado europeu, as ligações com os Estados Unidos e a América do Sul. “A meta é intensificar o fluxo turístico a partir de tradicionais emissores e novos mercados”, acrescentou o secretário.
O secretário-executivo da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI Nordeste), Roberto Pereira, destacou a relevância da bolsa de negócios para a promoção da região. Ele citou pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, segundo a qual no universo das pessoas que pretendem viajar nos próximos seis meses, 73% querem viajar pelo Brasil, dentre elas, 41% têm preferência pelo Nordeste. ‘A BNTM, portanto, é uma janela de oportunidades. O mundo está vindo ao Nordeste; o mundo está vindo à Bahia”, enfatizou.
Nesta 25ª edição da BNTM, participam 65 suppliers (vendedores do destino Brasil) que se encontrarão com 150 buyers (compradores), vindos da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Reindo Unido e EUA em rodadas de negócios. Jornalistas de veículos de comunicação nacionais e internacionais acompanharão o evento.
A BNTM é uma iniciativa da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI Nordeste), com apoio da Secretaria do Turismo da Bahia, Sebrae e Ministério do Turismo. Também participaram da coletiva a diretora de Promoções, Regina Ahmed; a coordenadora de Relações Internacionais, Cristina Mendonça; e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Glicério Lemos.