No Pelourinho, a Fundação Casa de Jorge Amado e o Espaço Zélia Gattai preservam o acervo do casal de escritores, que permaneceu unido por mais de 50 anos. A fundação foi inaugurada em 1987. Já o Espaço Zélia Gattai surgiu em 2016, em homenagem ao centenário da escritória, após a Casa 47 ser disponibilizada à FCJA pelo Governo do Estado.
Localizada na Rua Alfredo de Brito, a Casa 47 é um casarão do século XIX, com 540 metros quadrados. “Como a casa fica junto do casarão azul, no Pelourinho, a gente tinha esse sonho. E como veio numa época que a gente estava comemorando o centenário de Zélia, a gente denominou Espaço Zélia Gattai”, explica a diretora executiva da FCJA, Angela Fraga de Sá.
Além de funcionar como espaço para exposições e pesquisa, a Casa 47 proporciona um ambiente seguro para a guarda e correta manutenção dos 300 mil itens do acervo dos escritores. “Zélia e Jorge continuam juntos no principal cenário da obra dele”, destaca o gerente administrativo da FCJA, Ticiano Martins.
Como parte do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), também promoveu a pintura externa da Fundação Casa de Jorge Amado. A FCJA e o Espaço Zélia Gattai são apresentados em vídeo da série ‘Pelas Ruas’, produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom).