Por Ana Paula Cabral
A geração de negócios para o desenvolvimento do turismo no Nordeste é o foco da 25ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM), realizada nesta sexta-feira (9) na capital baiana. A feira reúne 132 operadores de turismo do Brasil e de países como Espanha, Estados Unidos, França, Chile e Argentina, atraídos pelas ofertas de produtos e serviços turísticos de empresas nordestinas.
Os compradores dos mercados nacional e internacional (buyers) são apresentados aos atrativos turísticos dos nove estados do Nordeste e têm a oportunidade de negociar com 62 empresas nordestinas fornecedoras de serviços, com destaque para hospedagem e receptivo turístico. Mais da metade das empresas ofertantes é baiana.
Os encontros são coordenados pelo Sebrae após identificação dos interesses dos compradores nacionais e internacionais e vendedores (suppliers de serviços) e visam à formatação de pacotes turísticos para venda nos mercados nacional e internacional.
Nesta edição da BNTM, a expectativa é gerar mais de US$ 200 milhões em negócios para o Nordeste durante e após o evento.
Este é o momento de estreitar relações com os mercados emissores de visitantes para a Bahia e os demais estados do Nordeste. “Além de oportunidades de negócio, oferecemos aos operadores e jornalistas um pouco da vivência do destino Bahia, com tours pelos principais pontos turísticos da capital. Essa experiência é fundamental para quem vende destinos”, disse o secretário do Turismo do Estado, José Alves, anfitrião do evento.
A BNTM é uma iniciativa da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI Nordeste), com apoio da Secretaria do Turismo da Bahia, Sebrae e Ministério do Turismo.
Dentre os 75 estandes, o Hotel São Salvador é um dos que participam da feira. A executiva de vendas Andreia Passos apresenta os serviços do hotel e negocia tarifas. “Já me reuni com buyers internacionais, principalmente com representantes de empresas argentinas”, afirmou.
Gilles de Restrepo é um dos operadores internacionais que participam da BNTM neste ano. O representante da Asterol Furlong France no Brasil visitou estandes e pensa em criar um roteiro pelo Nordeste, que inclui destinos da Bahia e de outros estados para oferecer ao público francês.
O interesse da agência francesa é desenvolver produtos atrativos e inovadores para o mercado francês. “Aqui, conhecemos o que o mercado local tem a oferecer. Depois da feira, planejamos os pacotes turísticos e entramos em contato com as empresas para fechar negócios”, disse.