A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 16 a 18 de junho (sexta-feira a domingo), shows em que o cantor africano Mû Mbana recebe como convidados, os baianos Lazzo Matumbi e Nara Couto. As apresentações ocorrem dentro do projeto “Sons da África”, que promove encontros entre artistas africanos e afro-brasileiros.
Os shows acontecerão na sexta-feira (16) e no sábado (17) às 20h e no domingo (18), às 19h. Os ingressos para todas as apresentações serão vendidos a preços populares, a partir das 9h da sexta-feira (12), na bilheteria da própria CAIXA Cultural Salvador, na Rua Carlos Gomes, 57, Centro.
Música ancestral
Nascido na Ilha de Bolama, na Guiné-Bissau, Mû Mbana cresceu influenciado pelo canto das mulheres e das músicas religiosas do povo Brame e Bidjugu. Sua poesia e sonoridade chegam ao público acompanhados do simbi, instrumento de cordas que usa uma cabaça como caixa de ressonância. “Preparei músicas especialmente para este encontro. Vamos trabalhar com muita fluidez”, afirma o artista.
Na sexta-feira (16), o dono de uma das mais expressivas vozes da música brasileira, Lazzo Matumbi, divide o palco com Mû Mbana. No sábado (17), é a vez da cantora Nara Couto, considerada uma das novas jóias da música produzida na Bahia, fazer sua participação. No domingo (18), às 19 horas, o público confere show solo do multi-instrumentista da Guiné-Bissau.
A banda base é composta por Ldson Galter (contrabaixo), Marcelo Galter (piano elétrico e teclados) e Reinaldo Boaventura (bateria e percussão). O diretor musical Ldson Galter comentou sobre sonoridade dos músicos envolvidos: “A proposta desta segunda edição será de uma África mais ligada à ancestralidade, tendo no som de Mû um canto mais espiritual. Suas canções têm uma riqueza melódica que nos remete a mantras espirituais. É, com certeza, um diferencial em termos de sonoridade.”
Próxima edição em julho:
Estimular o intercâmbio musical contemporâneo é o objetivo do projeto “Sons da África”. A musicalidade que a diáspora africana trouxe ao Brasil e a diversos países ganha novos caminhos de diálogo e criação no encontro dos artistas Mariama (Serra Leoa), Mû Mbana (Guiné Bissau) e Maher Cissoko (Senegal) com seis músicos baianos influenciados pela música de matriz africana.
Esta é a segunda edição de “Sons da África”, projeto que estreou em maio, com a cantora Mariama fazendo duetos com Mariella Santiago e Aiace. A próxima edição acontecerá de 14 a 16 de julho, quando o percussionista senegalês Maher Cissoko encerra o projeto, ao lado do músico Tiganá Santana e da cantora Márcia Short.
Oficina Musical com Mû Mbana:
“Sons da África” também oferece oficinas gratuitas com os artistas africanos. O workshop musical, “Sons da África por Mu Mbana”, contemplará 30 pessoas e acontecerá no sábado (17), às 10 horas. Os interessados devem se inscrever com meia hora de antecedência ao início das atividades, na recepção da Caixa Cultural Salvador. O critério de seleção será o da ordem dos inscritos.
Informações e entrevistas:
Adriana Jacob – (71) 999650853 – adriana.frenteeverso@gmail.com
Serviço:
Música – “Sons da África” Mû Mbana convida Lazzo Matumbi e Nara Couto
Período: de 16 a 18 de junho de 2017 (sexta-feira a domingo)
Horário: às 20h (sexta-feira e sábado) e às 19h (domingo)
Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro)
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Bilheteria: venda de ingressos a partir das 9h de sexta-feira (16), para todas as sessões
Classificação indicativa: não recomendado a menores de 12 anos
Informações: (71) 3421-4200
Conveniência: estacionamento gratuito ao lado da CAIXA Cultural.