Por Brunna Castro
Com resultados mais expressivos do que a média do setor, o Turismo LGBT aparece como um dos setores de maior potencial para a indústria de viagens. Durante o Fórum de Turismo LGBT, promovido pela Associação Brasileira de Turismo LGBT (ABTLGBT) e pela revista ViaG, foi apresentada uma pesquisa que aponta o crescimento de cerca de 11% ao ano desse setor – enquanto a indústria convencional registra alta de 3,5%.
O estudo traçou um perfil do turista LGBT, que se mostra mais exigente em relação à qualidade dos serviços contratados. Tais passageiros realizam pelo menos quatro viagens por ano, em média, e 45% dos gays e lésbicas viajam para o Exterior todos os anos – enquanto a média nacional é de 9%.
O gasto dos turistas LGBT foi apontado, pela pesquisa, como sendo 30% maior em relação a outros viajantes, e o público LGBT movimenta hoje 10% do Turismo mundial. Em relação ao tipo de viagem realizada, 15% realizam cruzeiros (contra 2% da média nacional), 87% fazem viagens através de agências (contra 42%) e 89% tem curso superior completo.
A pesquisa destaca ainda que a estimativa de renda mundial do público LGBT é de US$ 3 trilhões, o que representa um valor mais alto do que o PIB de países como a França, por exemplo.