Belo Horizonte promove grande arraial junino

Por Lívia Nascimento

Foto: Embratur

Primeira capital brasileira planejada, com ano de fundação de 1897, Belo Horizonte encanta seus visitantes com história rica, cultura vibrante e, é claro, sabores únicos. Mas a capital mineira também quer ser reconhecida como destino dos festejos juninos. Para tanto, a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) trabalha para transformar o Arraial de Belo Horizonte em um grande evento nacional que atraia turistas brasileiros e também estrangeiros. O ponto alto do evento é o concurso de quadrilhas dividido em grupo de acesso (30/06 a 02/07) e especial (08 e 09/07).

O São João, que está em sua 39ª edição, mudou de nome em 2017, de “Arraial de Belô” para “Arraial de Belo Horizonte”, para reforçar a marca da capital mineira como roteiro junino. A ideia de transformar a festa em produto turístico, para atrair novos visitantes, foi inspirada no principal evento de Belo Horizonte hoje: o carnaval. Este ano, a capital registrou em fevereiro a maior movimentação da sua história com a marca de 500 mil turistas pelas ruas.

E nada melhor para estimular o espírito junino do que enfeitar a cidade com bandeirinhas coloridas distribuídas pela Belotur para os festejos de rua localizados em todos os bairros da cidade. Ao todo foram registrados 242 eventos durante um mês de festa – 09 de junho a 09 de julho.

“Isso mostra que estamos no caminho certo, agregando e valorizando as festas juninas da cidade em prol do desenvolvimento do turismo e gerando emprego e renda na cadeia produtiva, além de divulgar e promover a capital mineira. Ao lado do resgate das tradições regionais, busca-se a real inserção do evento no calendário artístico e turístico brasileiro, como um atrativo típico de Minas e de Belo Horizonte”, explica Aluizer Malab, presidente da Belotur.

Para facilitar ainda mais a vida dos turistas e moradores da cidade em busca de um bom arrasta-pé, a Belotur criou o aplicativo Arraial de Belo Horizonte com a programação completa dos festejos. Na ferramenta, disponível tanto nas plataformas iOS como Android, é possível obter informações sobre a programação, horários e locais do evento, além de dicas sobre a cidade e telefones úteis para os visitantes.

ATRATIVOS

Quem for curtir a festança em Belô, como a capital é carinhosamente conhecida pelos mineiros, poderá aproveitar para conhecer um pouco mais desta cidade emoldurada pela Serra do Curral, o que lhe confere uma geografia única. Uma programação imperdível é o Conjunto Moderno da Pampulha que recebeu da Unesco, em 17 de julho de 2016, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Para percorrer as atrações distribuídas no entorno da Lagoa da Pampulha – Igreja de São Francisco de Assis, Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha, Iate Golfe Clube e a Casa Kubitschek – o visitante pode embarcar em uma charmosa Jardineira Chevrolet de 1957. Com 18 lugares, tem saídas da Igreja de São Francisco de Assis, de hora em hora, das 9h às 12h e das 14h às 17h, aos sábados, domingos e feriados. O ingresso custa R$ 20.

Fotos: Lívia Nascimento/ MTur

Outro passeio imperdível é o Mercado Central de Belo Horizonte. Os mineiros costumam dizer que o que não se acha no mercado não existe. Um passeio pelos corredores do centro de compras faz o visitante acreditar que o ditado é verdadeiro. Além da comercialização de produtos tradicionais como pão de queijo, doce de leite, queijos e cachaças, é possível encontrar panelas, bonecas, chapéus de palha, produtos em couro, remédios naturais, flores, cervejas especiais, entre outros. O local funciona diariamente das 7h às 18h.

Fonte: Agência de Notícias do Turismo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *