Por Nayara Oliveira
O Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu (PR), é um ponto turístico “três em um”. No local, o visitante conhece belos monumentos brasileiros e contempla a paisagem fronteiriça dos vizinhos Argentina e Paraguai. Inaugurado em 1903, a atração passou por uma revitalização no ano passado e agora oferece ao público um projeto turístico repleto de história e tecnologia.
A formação do Marco é composta por três estruturas, uma em Foz do Iguaçu, outra em Ciudad del Este (Paraguai) e a última em Puerto Iguazú (Argentina). Em cada cidade, os monumentos são caracterizados pelas cores das bandeiras do país respectivo, representando a importância histórica deles para o Marco.
No lado brasileiro, a Vila Cenográfica das Missões Jesuítas relembra a história dos padres e indígenas que habitavam a região nos séculos XVI e XVII. O Memorial Cabeza de Vaca conta a história do primeiro homem branco a ver as Cataratas do Iguaçu, em 1542. Os turistas também podem aproveitar a visita para tirar fotos no Obelisco brasileiro, fixado no local há mais de 100 anos.
O público tem a oportunidade de contemplar o belo pôr do sol com uma vista do rio Iguaçu e do rio Paraná, que fazem as fronteiras entre os países. Além disso, o momento é propício para aproveitar as delícias da gastronomia regional, servidas no restaurante Cabeza de Vaca.
APOIO DO MTUR
Na última semana, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, esteve no local e recebeu do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o pedido de apoio para três reivindicações: Revitalizar a Avenida das Cataratas, conceder o uso de áreas ao redor do Marco para criação de mais atrativos turísticos, além de implantar a migração eletrônica para facilitar a entrada de turistas estrangeiros na Ponte Internacional Tancredo Neves e no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
“Mesmo no momento atual de dificuldades financeiras para empenho de recursos, o MTur levará à Presidência da República e aos outros ministérios os pedidos para que haja mais investimentos para viabilizar essas demandas. Nosso objetivo é que cada vez mais brasileiros conheçam as belezas do nosso país”, disse o ministro que reafirmou o compromisso com o turismo na região Sul.
Fonte: Agência de Notícias do Turismo