A força da internet e, em específico, das redes sociais sobre o comportamento social é um tema que, de tão falado, já virou repetitivo. Mas uma recente pesquisa mostra uma outra fase dessa influência. De acordo com um estudo realizado pela Momondo – buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, quase 50% dos viajantes nacionais consideram essas plataformas uma fonte de inspiração determinante para planejarem suas viagens. Esse comportamento é mais comum entre os jovens na faixa etária de 23 até 35 anos – 50% dos pesquisados. Acima desta idade buscam blogs e sites especializados em viagens, turismo e destinos. Depois do Brasil, os países que mais utilizam as redes sociais com esse fim são China (37%), Romênia e Rússia, empatadas na terceira posição com 35%. Já os que menos usam esses canais para se inspirar são os franceses (12%).
Blogs especializados não falam somente do destino, mas também da hotelaria, gastronomia, onde ir, câmbio, alugueis de carros, roupas, seguros de viagens, passeios imperdíveis, dicas imprescindíveis… para os viajantes
Os blogs de jornalistas especialistas em viagens e turismo chegam a bater recordes de consultas. O engajamento dos brasileiros, no entanto, não serve apenas como inspiração e permanece durante a viagem. O levantamento revela que 60% deles costuma postar fotos das férias, enquanto 33% escrevem textos para contar as novidades e 25% publicam vídeos. Mas embora os viajantes nacionais sejam muito ativos nas redes durante as férias, algumas nacionalidades saem na frente em alguns aspectos.
Os turcos são os que mais postam fotos (64%), os chineses são os que mais publicam textos sobre a viagem (45%) e também os que mais compartilham vídeos (35%). Considerando a média global, o que as pessoas mais gostam de dividir com a listas de amigos e seguidores são as fotos (38%). Infeliz do hotel/resort/pousada/destino que oferece web de péssima qualidade ou cobrada. O TripAdvisor também é um dos principais endereços de consulta. As propagandas nas revistas e jornais não levam mais créditos. Experiências contam muito mais. Fonte: Blog Turismo On Line/Jefferson Severino