Por Antonio R. Rocha
O Festival de Turismo de João Pessoa, que se realizará em 20 e 21 de outubro no Centro de Convenções da capital paraibana, aposta na internacionalização. Vários destinos e operadoras que trabalham com o Exterior já confirmaram participação no evento, a maioria com ação de capacitação para os cerca de 1,1 mil agentes de viagens esperados no festival.
Segundo um dos organizadores do evento, Cláudio Jr, o próprio voo direto de Buenos Aires para João Pessoa, inaugurado no último dia primeiro, deverá contribuir para uma maior presença de expositores da América do Sul. “No ano passado tivemos um lounge com capacitação de Ushuaia. A sala ficou 100% ocupada nos dois dias de apresentação. Para este ano, devemos ter uma presença maior do trade argentino”, comenta.
Entre as operadoras internacionais que participarão do evento, estão confirmadas a Special Tours (Europa), PTA (Peru), Exotic (Egito), Genesis (Israel), La Beduina (Jordânia) Euromarmara (Turquia), Hover Tours (Panamá) e Havanatur (Cuba). Cláudio Jr. comenta ainda que a Disney fará treinamento com agentes de viagem em parceria com a FRT Operadora. Já entre as aéreas, ele informa que South Africa e Air Europa confirmaram presença.
A FRT, ainda segundo o diretor do Festival, levará 225 agentes a João Pessoas no festival. Outras caravanas, diz ele, serão organizadas pela G7 (interior da Paraíba), MasterOp (Maceió), Iberoservice (Salvador) e Westcentral (Brasília).
Cláudio Jr. ressalta que haverá agentes de viagem de pelo menos 20 Estados, porém o foco maior é o Nordeste. O festival facilita a vinda, já que oferece ônibus gratuitos para caravanas originárias de Alagoas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e do próprio interior da Paraíba. Fonte: Panrotas