Por Flávia Mota
Depois do sucesso nas edições anteriores, a Feira de Orquídeas chega a sua nona edição junto com as festividades do centenário de Chapecó. A exposição que ocorre nos dias 18, 19 e 20 de agosto, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, integra o calendário municipal. O evento é organizado pela Associação Orquidófila de Chapecó – Assoc e deve receber este ano mais de 10 mil visitantes.
O presidente da Assoc destaca que a Exposição tem como objetivo proporcionar a troca de conhecimentos entre os colecionadores junto com o julgamento das plantas que ocorre no primeiro dia de exposição. “É um momento de aprimorar nossos estudos e entender melhor os processos de cultivo da planta”, explica Adelar.
A exposição realizada em Chapecó contará com associações vindas de Anchieta/SC, Carazinho/RS, Chapecó/SC, Maravilha/SC, Curitiba/PR e outras ainda não confirmadas, envolvendo um público apaixonado pelo cultivo das orquídeas.
Serão mais de 600 plantas expostas entre as mais variadas espécies de orquídeas, bromélias, cactos, suculentas, bonsai e plantas ornamentais. Além da exposição os membros das associações podem inscrever suas plantas no concurso promovido durante o evento. Serão julgados 15 grupos de diferentes espécies. O julgamento, o ponto alto da exposição, ocorre no primeiro dia do evento as plantas recebem medalhas e troféu pelo melhor cultivo e qualidade. O evento inicia no dia 18 de agosto, às 19h30min e a entrada é gratuita.