São muitos os atributos da costa sul da Bahia, que encantam turistas de todas as partes do mundo. A preservação ambiental e contato direto com a natureza são alguns deles. Desde a chegada dos portugueses, em 1500, já se conheciam as maravilhas naturais da região pelos relatos de Pero Vaz de Caminha. Com o tempo, a diversidade da fauna e flora foi sendo reconhecida e alvo de pesquisas biológicas que visavam a preservação das espécies da região.
O Arquipélago de Abrolhos, a cerca de 70 km da cidade de Caravelas, é uma das áreas de maior preocupação ambiental da região. Formado por cinco ilhas, a área abriga o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, o primeiro do Brasil, fundado em 1983, e controlado pelo IcmBio e pela Marinha. Sua formação abriga corais e diversas profundidades em espaços curtos de distância, o que possibilita a prática de mergulho amadora e profissional. Sua fauna é disposta de diferentes espécies de moluscos, peixes, esponjas, tartarugas marinhas, além de aves, como os simpáticos atobás que tomam as ilhas.
Entretanto, as estrelas maiores de Abrolhos são sem dúvidas as baleias jubarte. Acostumadas a viver nas águas frias dos polos, elas migram durante o inverno para regiões mais quentes para procriar. Então, pela formação geográfica, o arquipélago se torna o local ideal. Assim, de julho a novembro, é proclamada a temporada das baleias, sendo possível ver de muito perto a visita delas, que nadam bem próximas à superfície, proporcionando um espetáculo único na natureza.
Nesse período do ano, muitas empresas oferecem passeios até o arquipélago para avistar as baleias e também conhecer mais sobre a região e sua preservação ambiental. Muitas outras espécies podem ser vistas e estudadas na ilhas durante a viagem. Os barcos costumam sair de Caravela e cidades próximas como Alcobaça e Prado e levam dezenas de turistas de várias partes do mundo. Fonte: Brasilturis.