Por Ana Paula Cabral
Com um calendário anual composto por 16 eventos religiosos, Bom Jesus da Lapa realiza, a partir desta sexta-feira (28), a sua maior romaria, dedicada ao santo que dá nome ao município. Durante 10 dias, a cidade, reconhecida como capital baiana da fé, deve receber mais de 500 mil romeiros e peregrinos que vêm à Bahia para viver experiências de fé e devoção.
Com o tema “Com Jesus e Nossa Senhora defendemos a vida”, a programação da Romaria de Bom Jesus segue até o dia 6 de agosto e atrai visitantes da Bahia e de outros estados como Piauí, Tocantins, Pará e Mato Grosso.
A novena, que é realizada de 28 de julho a 5 de agosto, inclui missas diárias e homenagens aos romeiros, sempre às 19h, no santuário do Bom Jesus da Lapa. Durante o dia, os visitantes podem desfrutar dos atrativos da cidade, com destaque para os passeios de barco pelo Rio São Francisco, além de visitar as seis capelas que compõem o santuário.
O auge da festa religiosa realizada há mais de 300 anos é o dia 6 de agosto, quando romeiros participam das missas celebradas durante todo o dia, no santuário, a partir das 5h. Nesse dia, o encerramento dos festejos dedicados ao Bom Jesus será marcado pela missa prevista para 16h, na catedral do Bom Jesus da Lapa (bairro Amaralina), seguida por procissão que percorrerá as principais ruas da cidade até a chegada ao santuário, no Centro.
Turismo Religioso
Localizado às margens do Rio São Francisco (780 quilômetros de Salvador), Bom Jesus da Lapa é um dos principais ícones do turismo religioso na Bahia e recebe 2,5 milhões de romeiros por ano, de acordo com o reitor do santuário de Bom Jesus da Lapa, padre Devaldo Menez.
No período da maior romaria do ano, entre final de julho e início de agosto, a movimentação de visitantes na cidade, pertencente à zona turística Caminhos do Oeste, é ainda maior, favorecendo a economia local. De acordo com Joaquim Oliveira, proprietário do Hotel Real, as romarias que levam visitantes à cidade geram movimentação financeira para os mais diversos segmentos: “do comércio formal, com destaque para os hotéis, até os vendedores ambulantes,
todos ganham seu dinheiro”.
No estabelecimento que ele comanda há mais de 20 anos, todos os 25 leitos estão reservados há um ano para o período da romaria do Bom Jesus. Os clientes fiéis são principalmente do sul da Bahia e de estados como São Paulo, Espírito Santo e Goiás, além do Distrito Federal. Segundo Maíla Ferreira, do Palace Hotel, o período mais forte da romaria é de primeiro a sete de agosto (um dia após o término da festa), quando o empreendimento estará com 20 apartamentos reservados. O último quarto, que garantirá 100% de ocupação no hotel, já está em negociação.