Lavertezzo, na Suíça

Por Claudia Matarazzo

Recentemente aconteceu muitas vezes falar sobre Lavertezzo para pessoas de países diferentes (incluindo a Suíça), que não conheciam esse lugar, então vamos direto aos detalhes genéricos: Lavertezzo é uma pequena aldeia com um vale e montanhas ao longo do rio Verzasca (O vale é chamado Verzasca, é claro), no cantão suíço Ticino.

Hoje eu revelo (o rosto me lembra) que a primeira vez os motivos para conhecer esse paraíso.
Eu gosto de listas, então vamos com 7 razões pelas quais você deve ir.

1 – Se você ama o verde

Dizer que esta área é muito verde e legal é muito fácil – mas lá é majestoso.

2 – Se você ama a água azul

A água do rio que atravessa o vale vem de uma geleira e isso é muito legal. O efeito das cores no verão é lindo. A paisagem é típica, mesmo no inverno, nevado e branco. Mas não vá lá no inverno, se você não está acostumado com manto de neve. Pode ser perigoso com o carro.

3 – Se você gosta de relaxar

As rochas que acompanham as margens do rio e suas áreas mais baixas são suaves e fáceis de sentar e deitar.
Uma coisa muito relaxante e extrema (ao mesmo tempo) a fazer? Banhando-se no rio relaxando em bacias naturais (segure alguns minutos, então o corpo se acostuma com frio ou perde sensibilidade) e depois deite-se em pedras quentes. Parece uma tortura, mas é uma das sensações mais agradáveis que eu já tentei.

4 – Se você ama as aventuras

Além do experimento referido no parágrafo 3, você pode andar na floresta ao longo e ao redor do rio e subir até a parte mais antiga da cidade. Nunca vi nada tão tipicamente “suíço”.

Muitos habitantes locais e muitos turistas adoram mergulhar a partir da ponte.
(NB: algumas áreas estão fora de limites porque em perigo de inundações de rivel e deslizamentos de terra pequenos. Se você entrar nessas áreas, um guarda irá sair do nada para gentilmente te repreender)

5 -Se você gosta de caminhar

Sugiro-lhe a rota Sonogno – Lavertezzo. Cerca de 12 km de extensão, é uma rota simples, intercalada com restaurantes (e links para os ônibus locais para aqueles que decidem encurtar a caminhada).

6 – Se você ama cerveja e boa comida local

Depois de caminhar, banho, rochas, etc., vá ao lado da ponte (atravessando a ponte, siga a estrada que vai um pouco subindo, através das árvores) você verá uma “gruta”, que é um pequeno estabelecimento familiar suíço, com frescos Produtos e cerveja local feita com água de nascente fresca.

7 – Se você vem do norte da Itália

Este refúgio de frescura, água verde e azul fica a apenas duas horas de distância do Milan. Na minha opinião, uma vez experimentado, é impossível não voltar.
Para mim, foi uma cura para impedir a abstinência sufocante do mar.

Pequena desvantagem: infelizmente, os principais e mais interessantes caminhos acima mencionados (rio, rochas, grutas, florestas) não são adequados para todas as formas de incapacidade motora.

Mas esse não parece ser o caso do vilarejo de Lavertezzo, na Suíça.

Moradores dizem estar irritados com o recente influxo de turistas. O motivo seria um vídeo de cerca de 1 minuto feito por amigos italianos que passavam férias no vilarejo e publicado nas redes sociais.

Nas imagens, eles aparecem nadando nas águas cristalinas do rio Verzasca e enfatizando que Lavertezzo ficava a uma hora de carro de Milão, uma das principais cidades do norte da Itália.

Foi o bastante para muitos usuários apelidarem o vilarejo de “Maldivas de Milão”.

Lavertezzo fica perto da fronteira entre a Itália e a Suíça.

Em entrevista ao site italiano Ticino News, um morador afirmou que os turistas transformaram o vilarejo em um “banheiro a céu aberto” e que correm “seminus nas ruas”.

A reportagem observou que “meias, cigarros e latas” foram abandonadas pelos visitantes no vilarejo.

Já o prefeito de Lavertezzo, Roberto Bacciarini, adotou um tom mais diplomático.

Ele admitiu que o vídeo “promoveu” a cidade, mas ressalvou que os autores “poderiam nos fazer um favor se pedissem a seus compatriotas para estacionarem seus carros de uma maneira ordenada e respeitarem as regras”.

 

Fonte: Panrotas

2 comentários sobre “Lavertezzo, na Suíça

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *