Por Rafael Faustino
Maior cidade e centro financeiro da América do Sul, São Paulo tem importância indiscutível para o Brasil, sobretudo no aspecto econômico. Mas o quanto é lembrada em termos turísticos? Mercado muito mais emissor do que receptivo (ao menos no Lazer), a capital paulista teve os números de visitantes revelados hoje pela SPTuris, em levantamento feito conjuntamente com o SPCVB, com apoio da União Brasileira de Promotores de Feiras (Ubrafe) e colaboração de outras entidades empresariais.
Chamado “São Paulo: cidade do mundo – Dados e fatos do setor de negócios, eventos, viagens e turismo na capital paulista”, o dossiê dá a dimensão do Turismo na cidade em todo o ano de 2016. Foram, ao todo, 14,9 milhões de turistas que chegaram ao destino durante o ano passado (incluindo os que vieram de carro de cidades próximas), dos quais 12,4 milhões (84%) são brasileiros e 2,5 milhões (16%) estrangeiros.
Levando em conta que, segundo o Ministério do Turismo, o Brasil inteiro recebeu 6,6 milhões de turistas estrangeiros, se pode deduzir que 37,8% de todos os visitantes internacionais que vieram ao Brasil no ano passado passaram pela capital paulista.
Essas pessoas movimentaram uma quantia estimada de R$ 11,4 bilhões, que representa 2% do PIB da cidade. Comparando com o cenário nacional, o Turismo nacional corresponde a 9,6% do PIB brasileiro.
Os principais emissores internacionais de turistas para São Paulo são: Argentina, Estados Unidos, França, Espanha e Alemanha.
Já nacionalmente, o levantamento destaca Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e MInas Gerais. Por fim, dentro do próprio Estado, destacam-se as cidades de Santos, São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba.