O Aeroporto de Lisboa, apesar da ameaça de ‘congelamento’ do crescimento por esgotamento de capacidade, foi o que teve o terceiro maior aumento de passageiros na Europa no primeiro semestre, atrás apenas de Moscovo Sheremetyevo e Amesterdão e imediatamente à frente de Bruxelas e Antalya.
Os dados publicados pelo Airports Council International Europe (ACI Europa), relativos a 246 aeroportos, permitem calcular que apenas cinco aeroportos europeus tiveram aumentos acima de dois milhões de passageiros no semestre, com Moscovo Sheremetyevo a ter mais 2,73 milhões, Amesterdão a ter mais 2,58 milhões, Lisboa mais 2,2 milhões, Bruxelas mais 2,18 milhões e Antalya mais 2,1 milhões.
Dessa forma, Lisboa subiu a 22º maior aeroporto europeu no semestre, quando em 2016 estava em 26º e em 2015 em 28º.
O ranking dos crescimentos em valor absoluto no semestre mostra na segunda metade do Top10 os aeroportos de Londres Gatwick com mais 1,8 milhões de passageiros que há um ano, Madrid Barajas com mais 1,77 milhões, Barcelona El Prat com mais 1,7 milhões, Paris Charles de Gaulle com mais 1,6 milhões, e São Petersburgo com mais 1,48 milhões. Fonte: Presstur