Por Nelson Rocha
“O turismo é o único setor da economia que dá respostas rápidas na geração de emprego. Quem quiser fazer um estado crescer, ou o País crescer, tem que necessariamente apostar e investir no turismo”. A declaração é do ministro do Turismo, Marx Beltrão, que na manhã desta quarta-feira, dia 16, participou da abertura oficial do XXXIV Congresso Nacional da ABRAJET ( Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo), que acontece em Aracaju(SE) até sábado, dia 19, com a presença de cerca de 120 profissionais da área, representantes do trade local, nacional, internacional e de autoridades estaduais e municipais.
Na oportunidade, Marx Beltrão fez um balanço geral da atuação da pasta do Turismo, destacou o apoio importante da imprensa especializada para o crescimento do setor, e ressaltou que o Brasil, considerado na atualidade como o destino mais bonito do mundo precisa “avançar e se consolidar como grande potência do turismo”. Conforme o ministro, a perspectiva é de que nos próximos cinco anos o turismo volte a crescer, inserindo mais milhões de brasileiros no mercado de trabalho interno e atraindo cerca de 12 milhões de turistas estrangeiros, ou seja, o dobro do número de visitantes que o País recebe atualmente.
Sustentabilidade
“O Turismo e a Sustentabilidade” é o tema principal do encontro. “O Brasil tem todos atrativos que seriam obrigatórios pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Temos que nos vender internacionalmente e nacionalmente”, disse a jornalista Miriam Petrone, presidente da ABRAJET Nacional, que aposta no novo cenário do setor para que isto aconteça.
Citando o jornalista, escritor, diplomata e político sergipano Gilberto Amado, que dizia ser o estado de Sergipe “pequeno para não ofuscar a grandeza do seu povo”, o presidente da ABRAJET/Sergipe, Nairson Socorro, considerou extremamente positivo a realização do Congresso em Aracaju, ressaltando a hospitalidade do povo sergipano, as riquezas naturais e culturais locais e o quanto importante é o foco na Sustentabilidade.
“A humanidade precisa se alertar para esta questão, pensando nessa geração e nas gerações futuras. Se a gente se empolga somente com o crescimento e não se preocupar com os resultados deste crescimento, as consequências deste desenvolvimento serão mais desastrosas ainda para as gerações futuras”, pontuou, acrescentando estar Sergipe de “braços abertos para receber e surpreender os turistas”.
Além de discutir assuntos relacionados a entidade ABRAJET, o encontro dos jornalistas do setor reserva uma programação rica em atrações, com passeios, degustação da culinária regional e visitas a pontos turísticos do estado.