Gramado vira capital do Cinema

Por Geraldo Gurgel

Foto: MTur

O Festival de Cinema de Gramado, um dos principais eventos da serra gaúcha, vive nesta sexta-feira (18) mais um momento especial na sua história: a abertura de sua 45ª edição. O evento, que acontece até o dia 26, reúne artistas e diretores representantes do cinema brasileiro e estrangeiro naquele que é considerado um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil e da América Latina.

Nesta noite, todos os holofotes estarão voltados para o Palácio dos Festivais, local que sedia o festival que tem como grande estrela o prêmio Kikito, o “Deus da Alegria”, o mais tradicional e importante do cinema brasileiro. A cidade começou a sediar a grande festa da sétima arte em 1973 e, desde então, as ruas de Gramado viram cenários de encontros e debates.

O festival rende bônus ao turismo de Gramado o ano inteiro. Além do Palácio dos Festivais, um dos atrativos mais visitados da cidade, a rede hoteleira local também se promove com a realização do evento. Além do turista convencional, quem hospeda uma “estrela” do festival ganha o selo “Aqui Recebemos Estrelas” para ajudar na captação de mais hóspedes. A campanha “Receba uma Estrela” conta com a participação de 12 hotéis de Gramado.

Encantadora e charmosa por natureza, Gramado é um destino inesquecível. Esse fenômeno do turismo nacional começou em 1873 com a chega dos primeiros imigrantes portugueses, seguidos pelos alemães e, por último, os italianos vindos de Caxias do Sul. As tradições europeias e gaúchas tornaram a cultura, alimentação e arquitetura, atrativos turísticos do município.

O clima frio, com temperaturas negativas, é outro diferencial que faz a fama de Gramado, inclusive fora do Brasil. Toda essa diversidade, aliada à natureza da Serra Gaúcha, transformou a cidade de 35 mil habitantes em um cenário de filme o ano todo.

Os roteiros turísticos de Gramado contemplam as quatro estações do ano, aliando à natureza os aspectos culturais com ênfase na gastronomia, vinhos e chocolates. As temperaturas amenas do outono são um convite ao romantismo. O frio do inverno combina com o aconchego da lareira e do vinho. Gramado está localizada na região das hortênsias e fica ainda mais colorida na primavera. A energia do verão faz da viagem à Gramado um roteiro de magia.

Foto: Embratur

EVENTOS

Gramado realiza outros grandes eventos para consolidação do turismo ao longo do ano. Ainda este ano, de 5 a 15 de outubro será a vez do IX Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, na Rua Coberta e restaurantes locais. A partir do dia 26 de outubro terá início a 32ª edição do Natal Luz, maior evento da região. Os espetáculos de som, luz e cores se espalham pela cidade até 14 de janeiro de 2018 e contagiam os turistas com a magia do Natal. Fonte: Agência de Notícias do Turismo

Comentários sobre “Gramado vira capital do Cinema

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *