Por Marcos Martins
Próximo do Brasil, o Equador é um destino que, pouco a pouco, recebe mais visitantes na América do Sul. Para se ter ideia, a capital Quito recebeu mais brasileiros em 2016, apesar da crise, com 10,6 mil visitantes. O território equatoriano é um prato cheio aos turistas mais aventureiros, que podem subir montanhas e praticar ciclismo em lugares exóticos.
Confira:
ANDES – PULULAHUA
Para quem curte andar de bicicleta em solos mais instáveis, uma dica emocionante é explorar a montanha na cratera de Pululahua, que tem 2.500 anos de existência. A rota fica a 3 mil metros acima do nível do mar e passa pelas cúpulas vulcânicas Pondoña e El Chivo. A região desse vulcão extinto oferece também várias trilhas com vista panorâmica na floresta.
PAILON DEL DIABLO
Perto da cidade de Puyo, há uma formação rochosa conhecida como El Pailon del Diablo. Milhares de turistas vão em busca das três quedas d’água que formam a cachoeira. Uma ponte de suspenção oferece ais turistas a experiência de caminhada acima da correnteza. O clima na região é bastante úmido e a tendência é transpirar bastante ao longo do passeio.
ROTA GUAYAQUIL-SAN PABLO
Nature Galapagos
Outra dica de passeio com bike é a rota Guayaquil-San Pablo, que passa pelas belas paisagens costeiras da região, que estão localizadas nas províncias de Guayas e Santa Elena. O trecho possui ciclovias pavimentadas e trechos de 20 a 84 metros acima do mar. A recomendação é seguir pelo Cerro Blanco e depois pela área nacional de recreação El Lago, que faz parte do Sistema Nacional de Áreas Protegidas do Equador.
ANTISANA
Nature Galapagos
No leste da Cordilheira dos Andes, há duas horas de carro de Quito, a reserva ecológica está bem preservada. Antisana é o quarto pico mais alto do Equador; Esse é um dos mais difíceis de subir, devido às geleiras e fendas, que não permitem para uma rota de escalada fixa.
A partir da estação de segurança da reserva, existem rotas com diferentes graus de dificuldade, sendo indicado roupas impermeáveis porque o clima muda rapidamente. Para chegar ao cume leva pelo menos dois dias e exige escalada adequada e equipamentos especiais.
BAÑOS-PUYO
Na chamada Ruta de las Cascadas – que tornou-se atração turística pelas cachoeiras – tem várias atividades como bungee jump e canoagem. Uma das quedas d’água mais impressionantes é a Manto de la Novia. E vale lembrar que diversos hotéis da cidade de Baños oferecem massagens, aromaterapia e banhos termais. Fonte: Panrotas.