Por Nelson Rocha
Após dez anos, Salvador será o destino de chegada da regata transatlântica Transat Jacques Vabre, a maior que liga a Europa à América. Na manhã desta sexta-feira, primeiro dia de setembro e com céu azul na capital baiana, a prefeitura da cidade e o governo do estado reuniu a imprensa no Yacht Club da Bahia para anunciar a realização da décima terceira edição da competição, que largará dia 5 de novembro, em Le Havre, na França, com destino à Baía de Todos os Santos.
Presente ao evento, o secretário de Turismo da Bahia, José Alves, considerou a regata internacional “ aFórmula Um dos mares” e afirmou ser marcante para a capital baiana sediar a competição marítima pela quinta vez, oportunidade que representa para o turismo do destino “ganho com a presença de velejadores, familiares e acompanhantes, e ganho também no que diz respeito a inserção de Salvador na mídia internacional”.
Com 41 barcos à vela, alguns até custando em torno de $12 milhões de euros, a regata Transat Jacques Vabre terá uma Vila localizada próximo à rampa do Mercado Modelo, para recepcionar as delegações, jornalistas e o público. A competição sela também, simbolicamente, a união do estado e o município em prol de um acontecimento de forte apelo turístico no período da primavera-verão.
“ O estado tem por obrigação fazer todos os eventos independente de cor partidária. A política nesse momento fica relegada a segundo, terceiro plano. O que importa é o resultado que isto traz para o estado da Bahia e a cidade de Salvador”, declarou.
“Estamos imbuídos para que seja um sucesso o evento. Em parceria com a prefeitura, vamos fazer eventos de premiação e proporcionar a eles que percebam como é o jeito do baiano. Vai haver uma divulgação muito forte da Bahia”, acrescentou José Alves, considerando expressivo o número de jornalistas internacionais que estarão em Salvador cobrindo o final da regata.
O gestor da Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, avalia que a competição evidencia a capacidade marítima da cidade e coloca Salvador em uma posição de destaque no turismo náutico. Ele citou a criação do Comitê da Economia Náutica por parte da prefeitura, com a participação da Secretaria de Turismo estadual, e a realização, em novembro passado, do Fórum Internacional da Econômica Náutica, que levou à possibilidade de atrair o evento lançando hoje.
“ Isso significa, de fato, uma política pública associada a todo esse potencial que a Baía de Todos os Santos tem. Depois de dez anos nós reinserimos Salvador e a Bahia como destino internacional para estes eventos, que têm não só o aspecto relacionado para o esporte e a economia náutica em si, mas também sobre a possibilidade de projeção dos nossos destinos, da nossa capital e do nosso estado. É um investimento relativamente pequeno, do estado e do município, mas de uma importância significativa para a projeção internacional de Salvador”, comentou Tinoco.
Para o Comodoro Marcelo Sacramento, esse é “um momento ímpar na vela da Bahia. Com essa baía que nós temos, fomentar a prática dos esportes náuticos é com certeza gerar emprego, renda, turismo. Este evento é fruto de um trabalho da prefeitura e do estado, junto com o Yacht Club da Bahia, porém é necessário para receber esses barcos, que são os mais velozes do mundo, ter uma infraestrutura técnica à altura e nós, do Yacht Club da Bahia, graças a Deus temos”, afirmou.
Já o francês Gildas Gautier, diretor geral da Transat Jaques Vabre, disse ao Portal Turismo Total estar muito contente com a realização do lançamento da competição em Salvador. “ Depois de duas edições, em 2009 e 2011, na Costa Rica, e duas edições em Itajaí -Santa Catarina- nós conseguimos retornar à Salvador graças ao esforço das autoridades baianas. Os barcos vão chegar entre 12 e 24 de novembro e esperamos que, pela primeira vez aqui, a população acolha de forma intensa ao velejadores e viva o evento. Que seja um belo reencontro entre os marinheiros e os que habitam em Salvador”.
Entre os skippers inscritos na competição, está o baiano Leonardo Chicourel com o barco “ Mussulu 40 Team Angola Cables”, na categoria Class 40. No dia 20 de setembro será realizada uma coletiva de imprensa para 150 jornalistas em Paris, com a presença de representantes baianos, que apresentarão uma exposição sobre como a capital baiana se prepara para receber a grande regata.
Excelente matéria !