Cara de primeiro mundo para tradicional avenida de Salvador

Por Edvaldo F. Esquivel

Boas notícias sempre são bem-vindas! E a nossa querida e por vezes sofrida Salvador bem que as merece. As de agora, por exemplo, não poderiam ser melhor, por representar mais uma etapa da modernização urbana da primeira capital do Brasil. No início da semana, a Prefeitura de Salvador anunciou que só está aguardando a liberação de recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) para dar início às obras de requalificação da centenária Av. Sete de Setembro. A tão aguardada recuperação de uma das vias comerciais mais tradicionais da capital vai beneficiar o trecho entre o Campo Grande/Praça da Aclamação até a Rua Chile, com reflexos positivos na cadeia turística da região.

Projeto urbano irá mudar por completo o visual da tradicional e central  Avenida Sete de Setembro. Foto: Divulgação/ Pinterest

Uma das boas novidades do projeto será a ampliação dos passeios do lado esquerdo da avenida, com repavimentação em pedra portuguesa, calçada diferenciada para os monumentos históricos, construção de parklets – áreas de lazer provisórias –, troca de todo asfalto, substituição da rede de drenagem e nova iluminação pública. O investimento total será da ordem de R$12 milhões, sendo que o projeto é da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).

Uma das mais aguardadas intervenções da administração ACM Neto, em seu segundo mandato, o projeto de requalificação da Av. Sete começou em 2013. Inicialmente, com o bem-sucedido plano de ordenamento do comércio informal, que antes infernizava toda a extensão da via, com os esburacados passeios tomados por ambulantes que impediam a livre circulação de baianos e turistas.

A recuperação de transversais, com a colocação de toldos, sem comprometer a circulação do ar, mudou para melhor a imagem daquelas ruas, antes entregues ao abandono e à sujeira. Além, claro, de contribuir para acomodar, satisfatoriamente, cerca de mil vendedores ambulantes. As ações, conforme os órgãos da prefeitura vinculados ao projeto, continuam sendo acompanhadas e aperfeiçoadas, em consonância com as necessidades de toda aquela área.

Assim ficará a futura Avenida Sete de Setembro da capital soteropolitana. Um investimento da ordem de R$ 12 milhões

Os lojistas, por sua vez, mostram-se satisfeitos com a solução encontrada até agora para contornar o caos que anteriormente reinava por todo o trecho da Av. Sete, com a atividade desordenada de ambulantes.

Para tanto, foi realizada ainda a padronização de 350 ambulantes que atuam no Centro Histórico, que passaram a trabalhar de crachás de identificação, coletes e coolers térmicos. A ação contemplou comerciantes que participaram de capacitação promovida pela Semop em parceria com o Senac.

Gestão pública em nova fase

A tão almejada – e emergencial — revitalização do Centro Histórico de Salvador, portanto, vai encontrando seu caminho, à mercê dos bons ventos trazidos por uma nova fase de gestão pública que Salvador há tantos e tantos anos carecia. Há muito o que ser feito ainda, evidentemente, mas se essa filosofia de governar para o bem cidade tiver persistir quem vai ganhar é a população.

Vimos a Mobilidade Urbana avançar. Bom, para o governo do estado que, finalmente, ficou responsável pelo arrojado projeto de implantação do Metrô. Depois da Copa do Mundo/2014, a Linha 1, Lapa/Pirajá, entrou em operação; o avanço das obras da Linha 2, Acesso Norte/Aeroporto, que ficam prontas até o fim do ano. Na alçada da Prefeitura, o BRT, ligando Pituba/Parque da Cidade/Estação Rodoviária vem aí…finalmente vai sair do papel, após pendengas e malandragens políticas que atrasaram o financiamento.

Salvador, portanto, está de parabéns. É um exemplo para o resto do Brasil! Certo? Simples, as gestões públicas funcionam melhor quando relegam, desprezam, aquelas antigas divisões ditadas pelas ideologias superadas e/ou sectarismos partidários.

A crise econômica está passando. Os desafios éticos trazidos pela Operação Lava-Jato devem, igualmente, chegar a um bom termo, mandando às favas os pessimistas de plantão. O Brasil só pode sair lucrando…mesmo que os escândalos, as roubalheiras, dos últimos anos tenham seriamente comprometido a credibilidade do regime republicano-presidencialista…Hora de ir em frente.

Comentários sobre “Cara de primeiro mundo para tradicional avenida de Salvador

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *