As agências de viagens tiveram que fazer um “mutirão” nos últimos dias para tentar dar conta dos telefonemas de turistas brasileiros que viajavam para Miami, nos Estados Unidos, ou para as praias do Caribe. A chegada do furacão Irma estragou os planos de viagem de muita gente e levou os turistas a cancelar ou remarcar suas viagens.
As agências tiveram que reforçar suas equipes de plantão para remarcar todas as viagens”, disse ao G1 o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Edmar Bull.
Por questões de segurança, as empresas aéreas cancelaram ao menos 47 voos durante o feriado que seguiam para a Florida. A Disney fechará as portas por pelo menos dois dias.
Segundo ele, ainda não é possível estimar a quantidade de turistas brasileiros impactados pelo furacão, nem o prejuízo das agências de viagem.
“Não é hora para fazer esse levantamento. É hora de trabalhar para atender os clientes”, disseAlguns turistas enfrentam dificuldades para remarcar os voos. A família de Adriano Ricardo Cappatto, de Jundiaí, deveria voltar de Miami neste sábado (9), mas teve seu voo cancelado. A previsão é remarcar a passagem apenas para quarta-feira (13), o que fará com que a família gaste US$ 800 para os dias extras no hotel.
Segundo o presidente da Abav, a maior dificuldade para retirar os brasileiros da rota do furacão foi a capacidade das empresas aéreas. “Elas estão lotadas”, disse.
Para conseguir deixar os EUA, alguns turistas tiveram que aceitar conexões não programadas nos EUA. “Tiramos passageiros de Miami por meio dos aeroportos de Houston, Dallas, Tampa e Orlando. É uma logística difícil e precisamos contar com a ajuda de todos”, disse Bull.
Bull explica que a mudança de rota é uma opção para quem já está no meio da viagem. As pessoas que ainda não embarcaram preferem adiar a data.
Já os passageiros que não tinham embarcado para os EUA tiveram os voos cancelados ou postergados por alguns dias. As agências isentaram os clientes das multas. O trabalho exigiu que as agências alterassem todo o itinerário do cliente, como hotel, translados, passeios guiados, além das passagens aéreas. Fonte: G1.