Por Brunna Castro
De um total de oito milhões de turistas por ano, a Suíça comemora números de destaque no turismo internacional: seis milhões dos visitantes que estiveram no país europeu no último ano eram de outra nacionalidade. O setor, no entanto, não se mostra resignado com tais números e busca atrair ainda mais visitantes para o destino, que conta hoje com aproximadamente oito milhões de habitantes.
Nesse sentido, o mercado brasileiro aparece com destaque, uma vez que tem mostrado sinais de crescimento para o Turismo no país. Neste ano, o número de brasileiros que visitam a Suíça acumula um crescimento de 20% – o que, segundo o CEO do Switzerland Tourism, Jürg Schmid, é um sinal de retomada após um período no qual a instabilidade econômica no Brasil influenciou negativamente o resultado.
“O Turismo diz respeito a visitar e conhecer coisas novas e, para os brasileiros, a Suíça é um destino exótico, já que é muito diferente do Brasil”, afirma Schmid, durante o primeiro dia da Switzerland Travel Mart 2017 (STM). Assim sendo, uma das principais razões que motivam os brasileiros a visitarem o país é a oportunidade de “ver e tocar a neve pela primeira vez”, além de explorar as montanhas e combinar compras e entretenimento com a viagem.
O CEO do Switzerland Tourism também destaca que, muito por conta da conectividade que o país possui tanto em seu território como em relação ao resto da Europa, a Suíça não enfrenta nenhuma concorrência direta quando o assunto é a disputa para atrair brasileiros para o destino. “Nós não competimos com outros países porque os brasileiros planejam viagens combinadas. Assim sendo, é muito comum que esses turistas venham para a Suíça e, na mesma viagem, visitem países como França, Portugal, Itália e Alemanha”, explica ele. Fonte: Panrotas