Da Redação
Regida pelo sabor e os aromas dos ingredientes regionais, Salvador será a capital da gastronomia brasileira de 14 a 24 de setembro quando o aguardado Tempero Bahia terá sua primeira edição na cidade. O Festival é uma extensão do Tempero no Forte, evento já consolidado no calendário nacional, realizado há 11 anos na Praia do Forte, no Litoral Norte baiano. A partir do tema ‘Baía de Todos os Santos’ – da carne de fumeiro aos frutos do mar’, chefs locais e de outros estados brasileiros desfilarão suas criações nos 25 restaurantes participantes, atravessando a cidade, desde Stella Maris até o Centro Histórico.
Uma das novidades desta primeira edição, realizada pelo Governo Federal e o Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias estaduais da Cultura, Turismo, Comunicação e do Ipac, é a parceria com a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que sediará o XXII Congresso ARBL, com a presença confirmada de mais de 50 chefs promovendo a gastronomia em todos os seus âmbitos, com muita ousadia e identidade.
A Associação Boa Lembrança foi fundada em Petrópolis, em 1994, pelo chef italiano, Danio Braga, com a proposta de representar um grupo de restaurantes que primasse pela excelência e qualidade nos serviços e tivesse como proposta maior a valorização da cozinha brasileira dentro e fora do país. É bastante conhecida pelo Prato da Boa Lembrança, uma peça exclusiva em cerâmica pintada à mão e que é levada para casa por aqueles que aceitarem a sugestão da receita da boa lembrança e a degustarem como recordação da experiência gastronômica vivenciada em suas casas associadas.
E a boa notícia para quem for a um dos restaurantes participantes do Tempero Bahia e pedir o prato do evento, é que também receberá como lembrança o prato de cerâmica criado exclusivamente para o Festival. Mas a parceria entre o evento gastronômico e a ARBL vai além. Salvador foi a cidade escolhida pela Boa Lembrança para a realização do XXII Congresso ARBL, no dia 18 de setembro, que reunirá cerca de 90 participantes, entre chefs e proprietários dos restaurantes associados de todo o Brasil. Segundo a chef Tereza Paim, diretora da Boa Lembrança na Bahia, a Associação escolheu Salvador justamente para que a data do congresso coincidisse com o período do evento.
Outra atividade prevista para o Tempero Bahia em parceria com a ARBL é uma ação social, realizada em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, que é uma aula do atual presidente Boa Lembrança, o chef César Santos, na Cozinha Show, exclusiva para alunos da rede pública de ensino, do Curso de Técnicas de Cozinha. O chef vai contar sua história, de como saiu de menino pobre das ruas de Recife a empreendedor e chef de cozinha reconhecido nacionalmente. Os chefs da Boa Lembrança ainda participarão da Cozinha Show do Tempero Bahia e do Lounge Dinner, evento beneficente que será realizado no Convento do Carmo, com parte da renda revertida para o restauro da sacristia da Igreja do Carmo.