Por Nelson Rocha
A Bahia está mais próxima da Colômbia com a inauguração nesta sexta-feira, 15, da nova frequência semanal da Avianca, que agora voa sempre às sextas-feiras, saindo de Salvador às 19h15, com destino à Bogotá.
O voo foi comemorado pela companhia aérea, Secretaria de Turismo da Bahia e Bahiatursa, com coquetel para convidados no Salão VIP do Aeroporto Internacional de Salvador. Depois, houve o simbólico desenlaço da fita vermelha no portão de embarque e batismo com jatos d’água na aeronave da Avianca, que decolou levando os primeiros passageiros da conexão, agentes de viagens, hoteleiros baianos e jornalistas.
“A gente está perseguindo trazer mais voos para a Bahia e Salvador-Bogotá estreia então uma nova etapa, já com a Vinci – empresa francesa que ganhou a concessão para administrar o Aeroporto Internacional de Salvador – fazendo a gestão do aeroporto, compartilhada com a Infraero. É um tento já conquistado. O governador Rui Costa autorizou a redução da alíquota do ICMS sobre o querosene e isto faz com que as companhias aéreas tenham uma economia brutal. O querosene corresponde a 40% do seu custo final para poder fazer operação, então isto ajuda sobremaneira as companhias e faz com que elas possam investir mais”, declarou durante o coquetel José Alves, secretário de Turismo do estado, acrescentando que outros voos estão sendo buscados para que os baianos possam ter mais opções de ligações aéreas para o exterior.
Para Tarcisio Gargioni, vice-presidente Comercial e de Marketing da Avianca, o início da conexão Salvador-Bogotá-Salvador fortalece ainda mais as relações da companhia aérea com a Bahia. “ Nós crescemos no Brasil como um todo, mas o destino que mais cresceu foi Salvador, tanto é que hoje nós somos a segunda companhia aqui. A Bahia já está no nosso radar como prioridade há muito tempo e estar inaugurando um voo internacional é uma satisfação enorme. Tenho certeza que será um sucesso no curto prazo. Começamos bem, melhor do que nós esperávamos”, pontuou.
Presente no evento, Luís Zelada, da Alcance Viagens, considerou que “quando a gente tem um voo direto de Salvador para qualquer lugar do mundo, economiza muito tempo de viaje para os clientes que vão fazer conexões. Qualquer voo direto, seja para Europa, América Latina ou América do Norte, é muito bem-vindo. Este voo vai ser sucesso”, enfatizou.
Quem embarcou no voo da Avianca de Salvador para Bogotá viveu uma experiência das mais agradáveis. “ Foi fantástico, superou as nossas expectativas. A cidade é moderna, o povo muito receptivo, muita opção de turismo e lazer em Bogotá e tenho certeza que a conectividade deste voo também com Fortaleza e, em breve, com Recife, vai fazer com que nós, nordestinos, tenhamos aí mais opções de lazer e turismo no Caribe, internacional”, enfatizou o executivo Paulo Bispo, da OFB Operadora, atual representante da Sanchatt Tour Operadora para o mercado da Bahia, que prever, com este novo voo, a ida de mais turistas brasileiros para Cartagena das Índias, capital do departamento Bolívar na Colômbia, um dos destinos preferidos dos baianos em férias.
Já Gorgônio Loureiro, presidente da Abrajet-Ba (Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados em Turismo), destacou que a nova conexão internacional ligando Salvador à Colômbia, representa “mais uma abertura do mercado turístico da Bahia, conectando com a parte norte da América do Sul. Normalmente se atendia muito à parte sul, notadamente Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai. Agora começa a abrir uma fronteira norte pra o turismo baiano. A Colômbia poderá exportar bastantes turistas pra Bahia e tendo uma contrapartida, que é o baiano indo também desfrutar das belezas que o país oferece, como em Cartagena e outros lugares”. O voo Bogotá-Salvador acontecerá sempre aos sábados, à 0h30, com chegada à capital baiana prevista para às 8h45.