A cerveja é a bebida alemã por excelência. Não é para menos, então, que as cidades de Santa Catarina de colonização germânica tenham uma forte ligação com ela. Um dos melhores exemplos é Blumenau, que, além de palco da maior e mais conhecida Oktoberfest do Brasil, conta com várias cervejarias artesanais – muitas delas seguindo estritamente a Reinheitsgebot (Lei Alemã da Pureza, de 1516), que restringe a água, lúpulo, malte (de cevada ou trigo) e fermento (levedura) os componentes usados na fabricação da bebida. É justamente Blumenau e sua vocação cervejeira o epicentro do pacote Rota Vale da Cerveja, oferecido pela operadora Visual Turismo.
Lá, os apreciadores se aprofundarão nos conhecimentos, e no saboreio, da bebida, já que visitarão o Museu da Cerveja, onde estão coleções da extinta Cervejaria Feldmann e da Brahma; o Biergarten, casa da Oktoberfest; a Escola Superior de Cerveja e Malte, que oferecerá um minicurso de degustação; e as cervejarias Container, de tradição inglesa, e a Bierland, que segue a escola alemã e é uma das produtoras catarinenses mais premiadas.
Num outro dia da viagem, o passeio leva a Timbó e Pomerode – que guarda a histórica Casa Carl Weege, a qual homenageia o primeiro imigrante alemão a chegar à cidade, no século 19, e onde, até hoje, muita gente só fala a língua germânica –, além de Gaspar. Nessa última, é claro que também não poderia faltar mais um pit stop para saborear uma cerveja, o que rola na produtora Das Bier.
O pacote, com saída de São Paulo em 25 de outubro de 2017, tem quatro noites de duração e inclui passagem aérea, traslados, hospedagem no Hotel Himmelblau, em Blumenau, com café da manhã e passeios, e pode ser parcelado em 10x sem juros. Fonte: Brasilturis