Foz do Iguaçu é um dos destinos preferidos por brasileiros para férias e negócios no Brasil. É o que apontam os números neste ano. O movimento de turistas domésticos cresceu 21,83% de janeiro a agosto em comparação ao mesmo período do ano passado.
Segundo dados do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, de janeiro a agosto 605.416 visitaram o atrativo, no ano passado foram 496.930 turistas nacionais. A expectativa é que nos próximos meses o movimento seja ainda maior.
De acordo com pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, a previsão é que os estados do Sul recebam 18,5% dos potenciais viajantes, ficando em segundo lugar na preferência dos turistas domésticos. No primeiro lugar estão os estados do Nordeste. Essa é a primeira vez que o Sul supera o Sudeste como preferência para passar as férias.
Atualmente os atrativos do Paraná – com destaque para as Cataratas do Iguaçu – estão sendo promovidos em campanha publicitária do Ministério do Turismo.
O chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston, destaca que é muito interessante esse aumento de brasileiros visitando o atrativo, pois representa a valorização de um dos grandes patrimônios do país.
“É extremamente importante os brasileiros terem mais conhecimento do Parque Nacional do Iguaçu e conhecer a estrutura de qualidade. Foz oferece uma condição de receber bem as pessoas. O Parque está sempre preocupado em melhorar a infraestrutura e a qualidade, oferecendo ao visitante boas experiências para que ele volte para casa desejando retornar em breve à Foz”, avalia.
Paulistas
Pelo segundo ano consecutivo os paulistas lideram as visitas nacionais no atrativo. O volume cresceu 8,6% em 2017, foram 202 mil no ano passado e 219 mil este ano. Os moradores do segundo estado que mais ingressou no PNI são os paranaenses, que apontam um crescimento de 19,18% , e em terceiro lugar os cariocas, com um aumento mais expressivo, de 35,96%.
Outros estados tiveram um acréscimo significativo em visitas. Apenas 564 moradores do Acre estiveram no PNI em 2016 e este ano o aumento foi de 173%, com 1.540 visitas. O segundo estado com o maior percentual é Roraima, com movimento 126,94% superior ao ano passado. Em 2017 passaram pela bilheteria 439 roraimenses, ante 193. Brasilturis.