A Bahia é sol, mar, carnaval e muito mais. Os atrativos do estado serão trabalhados pela Bahiatursa na 45ª Abav Expo Internacional de Turismo, considerada a mais completa, tradicional e importante feira de turismo brasileira. O evento acontece de 27 a 29 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, com o 48º Encontro Comercial Braztoa e estimativa de 45 mil visitantes. O estande da Bahiatursa ocupa uma área de 144m².
Mar e sol da Bahia, atrações naturais para o turista que visita o estado. Foto: Praia da Boca do Rio, Salvador/Nelson Rocha-Portal Turismo Total
É uma vitrine nacional e internacional para o estado, que apresentará o tema Bahia Sempre Verão, ao lado do trade. Em evidência, as variadas opções para os turistas durante a alta estação em destinos, produtos e serviços. O evento será uma excelente oportunidade não apenas para divulgar os atrativos baianos, mas intensificar o relacionamento com os principais agentes e operadores de turismo do país.
Atrativos – A Bahia mostra que tem atrativos de sobra em suas 13 zonas turísticas para agradar a todos os tipos de gostos. Das trilhas pelas montanhas, rios e cachoeiras da Chapada Diamantina, aos passeios pelos lagos e cânions do São Francisco, passando pelas festas populares, o vasto litoral, com mais de mil quilômetros de extensão, a gastronomia diversificada, a rica cultura e a arquitetura barroca e colonial.
“A ideia é atender e superar as expectativas, visando manter esse público mais tempo em nosso estande, oportunizando um relacionamento mais eficaz”, afirma o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado. “As ações visam, sobretudo, fortalecer a promoção do destino Bahia e aumentar o fluxo de visitantes no estado, o que trará reflexos positivos para a nossa economia”, completa.
Entre essas ações, lembra o diretor de Operações Turísticas da Bahiatursa, Paulo Vital, inclui-se a divulgação da gastronomia com a degustação do acarajé e das cocadas baianas. “Um microtrio vai mostrar a alegria das festas. Vamos ter apresentações de roda de capoeira e dançarinos de axé, atores caracterizados como personagens de Jorge Amado e Pedro Álvares Cabral, bem como oficina de turbante, roleta interativa e as tradicionais fitinhas do Bonfim”.
A diretora de Promoções, Regina Ahmed, destaca a parceria com o trade baiano, que estará presente divulgando e comercializando seus produtos turísticos, como importante para o sucesso do estande.
Um painel interativo estará à disposição dos visitantes para que tirem fotos ao lado de imagens de praias paradisíacas baianas. A Abav disponibilizou um espaço para a exibição de um típico saveiro da Baía de Todos-os-Santos, tendo ao lado a exposição dos produtos que eram transportados por aquele tipo de embarcação.
IPAC – A Bahia terá participação, ainda, no Espaço Nordeste do Ministério do Turismo, que será enriquecido pelos patrimônios culturais, materiais e imateriais, do estado, por meio de parceria da Bahiatursa com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Ali, estarão expostos livros sobre as emblemáticas e centenárias festas de Santa Bárbara (Salvador), da Boa Morte (Cachoeira) e do Bembé do Mercado (Santo Amaro).
Ofício de Vaqueiros, Terreiros de Candomblé, Escola Parque e Carnaval de Maragojipe são outros temas dos livros do IPAC. “O estande terá ainda uma apresentação especial dos ‘Museus da Bahia’, com roteiro em mapas, vídeos e outros suportes, mostrando os inestimáveis acervos dos principais espaços museológicos do estado”, explica o diretor do IPAC, João Carlos de Oliveira. O instituto deve promover ainda distribuições e sorteios de livros.
A feira – A 45ª Abav vai reunir operadores de turismo, agentes de viagens, jornalistas especializados, autoridades e outros profissionais dos serviços complementares da indústria do turismo. Segundo dados da organizadora do evento, em 2016, a feira contou com 29.014 profissionais do turismo, 1.100 marcas expositoras, 911 profissionais de imprensa e 18 destinos internacionais.
Na Abav Expo estarão presentes compradores e tomadores de decisão das principais agências de viagens dos mais variados segmentos, além de gestores de viagens corporativas, as mais importantes operadoras emissivas e receptivas e demais profissionais do setor. A presença maciça da mídia, nacional e internacional, garante uma visibilidade adicional, ultrapassando os limites físicos do pavilhão de exposição. Fonte: Ascom/Bahiatursa