Conversamos com Edmar Bull (foto), presidente da Abav Nacional, e com Magda Nassar, presidente da Braztoa, sobre destaques e novidades da programação. As duas entidades dividem a organização do evento que envolve 1,2 pessoas, entre equipe fixa, temporários e terceirizados. Além de relacionamento e geração de negócios, a proposta da feira é oferecer capacitação e tecnologia como ferramentas para garantir a competitividade aos agentes de viagens.
Capacitação + tecnologia
Enquanto o primeiro promove uma maratona de programação para desenvolvimento de projetos inovadores para a indústria turística; no segundo, empreendedores e startups competem para transformar projetos em produtos. “Os semifinalistas do Desafio já têm projetos prontos, que tiveram consultoria do Sebrae e devem ir em breve para as prateleiras”, ressalva Magda.
Para o presidente da Abav Nacional, treinamento é a principal arma para minimizar a competição com plataformas on-line. “Sem capacitação constante não há como sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. Para os agentes de viagens, especialmente, o atendimento é o diferencial frente aos canais diretos e quanto mais qualificado e assertivo ele for, mais valor agregará ao serviço que ele presta ao consumidor final”, define. “Tecnologia é fundamental, mas consultoria é inestimável. Somar as duas características leva um profissional quase à perfeição”, defende Magda.
A escolha dos temas das palestras ficou sob a responsabilidade do Instituto de Capacitação e Certificação da Abav, com apoio de uma curadoria terceirizada. “Os temas mais demandados nos cursos são os que ancoram os pilares da Vila do Saber desde o ano passado, que são Gestão, Inovação, Segmentação e Tecnologia”, diz. O resultado da pesquisa de satisfação aplicada no ano passado também ajudou a guiar as decisões. As 75 atividades programadas nas Arenas do Saber registraram mais de 7 mil inscrições prévias; a programação completa pode ser conferida aqui.
Geração de negócios
Bull reforça que é difícil mensurar volume real de negócios gerados, já que a feira não contempla a venda direta. A partir deste ano, no entanto, será possível saber quantos contatos iniciados na Expo resultaram em negócios efetivos. “Introduzimos as rodadas de negócios, com possibilidade de agendamento prévio entre visitantes e expositores, o que poderá, pela primeira vez, nos indicar uma prévia desses resultados que se concretizam no longo prazo”, explica.
Na área de exposições, o presidente da Abav Nacional destaca a criação de duas novas áreas. O espaço Turismo Especializado – dedicado à exposição e networking entre empresas focadas em ecoturismo e aventura, pesca esportiva e turismo LGBT – e o Lounge Turismo de Luxo.
Outra novidade aguardada é o anúncio dos primeiros resultados do Censo Big Data Abav, compilação de dados retirados do cotidiano das agências associadas que podem ser usados para dimensionar o mercado e direcionar os negócios. Luís Vabo, diretor de tecnologia e integração da entidade, irá fazer o anúncio no início da tarde de hoje. “A ideia é que essa base de dados tenha uma alimentação contínua que nos possibilite a geração periódica de indicativos e painéis de mercado”, completa Bull.
Por fim, uma inovação que irá beneficiar visitantes e expositores é o QRCode inserido em todas as credenciais para facilitar a troca de contatos. “Basta fazer o download do aplicativo de preferência para leitura em um smartphone ou tablet. Acreditamos que essa ferramenta será de muita utilidade para estimular negócios e relacionamento entre todos os participantes”, finalizou Bull.
Passaporte Braztoa
Mais uma vez, a área que reúne associados Braztoa e sedia o Encontro Comercial da entidade virá com força, representado por 44 expositores. Um dos momentos mais aguardados será o anúncio do vencedor do Passaporte Braztoa, programa de incentivo e de relacionamento que premia o melhor agente de viagens com R$ 30 mil em créditos para utilizar junto a associados Braztoa. “Posso adiantar que o número final em vendas é bem maior do que o registrado em 2016”, disse Magda.
Considerada um termômetro do mercado, a ação comprova a aposta da presidente da Braztoa em relação ao fim do ano. “O segundo semestre começou com otimismo renovado. Não é o melhor da vida, mas a tendência é voltarmos a bons níveis”, finalizou.
A área de exposições tem ainda a Ilha Corporativa Abracorp – com 16 expositores, entre fornecedores de produtos e serviços para viagens corporativas -, o espaço Clia Brasil – que traz as novidades das operadoras marítimas que atuam no país; e o estande da AirTicket – com a participação dos principais consolidadores de bilhetes aéreos e serviços de viagens. Fonte: Brasilturis
SERVIÇO
45ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 48º Encontro Comercial Braztoa
27, 28 e 29 de setembro, das 12h às 20h
Expo Center Norte (Pavilhões Vermelho e Verde)