A Secretaria de Estado do Turismo do Espírito Santo (Setur-ES) realizou uma pesquisa pioneira e inédita no País, em parceria com a Telefonica –Vivo, que usa os dados dos celulares dos turistas para traçar seu perfil e ajudar no planejamento estratégico.
Os dados parciais do levantamento foram apresentados na sala de capacitação do Brasilturis Jornal na Abav Expo, que acontece de 27 a 29 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo.
Rafael Granville, da Setur-ES, explicou que a pesquisa usou dados que a empresa de telefonia já possui a partir do chip. É possível extrair dados sócio-comportamentais dos turistas, como cidade de origem, gênero, movimentação, tempo de permanência nos pontos turísticos, entre outros.
“A vantagem é a quantidade e a velocidade das informações que conseguimos recolher. Dessa forma, conseguimos entender melhor o turista e planejar as ações de turismo de forma mais eficaz”, afirma Granville.
David O’Keefe, da Telefonica, disse que o Espírito Santo foi pioneiro ao fazer o uso e a análise dos dados dessa forma, mas que a ideia é propagar o projeto pelo país. Para isso, eles vão apresentar a “Pesquisa de Fluxo Turístico Usando Dados de Telefonia Móvel” no Ministério do Turismo, em outubro. Fonte: Brasilturis