Por Leonardo Ramos
Para alcançar essa proeza, Musk utilizaria os BFR, foguetes em desenvolvimento pela Space X, sendo os mesmos que pretende utilizar em viagens tripuladas para Marte a partir de 2024. Com 40 cabines, o modelo seria capaz de transportar 100 pessoas de uma só vez, e viajar a até 27 mil quilômetros por hora, segundo a BBC Brasil.
“Se estamos indo para lugares como Marte, por que não a Terra?”, afirmou Elon Musk durante o congresso na Austrália, antes de apresentar uma animação demonstrando como seriam as viagens, e ainda o tempo levado para cada percurso; veja abaixo:
Após sua apresentação na Austrália, uma postagem curiosa no Instagram deixou aberta ainda a possibilidade da nave, no futuro, ingressar na indústria aérea comercial. “O custo por assento deve ser aproximadamente o mesmo que tarifas econômicas em uma aeronave normal. Esqueci de mencionar isso”, afirmou Musk.
Um ponto essencial para seu conceito funcionar seria o fato dele ser reutilizável. Atualmente, a Space X utiliza o foguete Falcon 9 para realizar voos espaciais, tanto para membros da NASA quanto para lançar satélites. O modelo seria, porém, apenas parcialmente reutilizável; com o BFR, que pode ser utilizado diversas vezes, a maior parte do custo de suas viagens seria apenas o combustível, o que permitiria que ele fosse operado como um avião comercial de passageiros normalmente.
Para custear o desenvolvimento do foguete, o caminho encontrado por Musk, que possui participação também em empresas como Tesla e Paypal e sonha um dia colonizar marte, foi desenvolver um único meio de transporte para diversas finalidades e tipos de consumidores. Assim, além de levar o homem à Marte e realizar viagens dentro da Terra, o BFR seria utilizado para lançar satélites, abastecer a Estação Espacial Internacional e demais estações espaciais, e ainda realizar missões na Lua. “Acredito que descobrimos uma forma de custeá-lo. Isso é muito importante”, finalizou o fundador da Space X. Fonte: Panrotas