Turismo deve crescer 5% no verão

Por Adilson Fonsêca

Pelo menos 500 mil visitantes a mais que na última temporada de verão, é o que projeta o tradding turístico baiano para a Alta Estação, que começa no próximo mês na Bahia. As expectativas otimistas indicam um crescimento de 5% no fluxo turístico doméstico, nacional e internacional em Salvador e em outros 12 destinos turísticos na Bahia. Salvador, onde estão 45 mil leitos hoteleiros, deverá receber o maior número de turistas, seguido de Porto Seguro, no Sul do estado.

O otimismo dos empresários de turismo se deve ao fato de que algumas das intervenções realizadas em Salvador, como as obras na orla marítima, a programação cultural no Centro Histórico, a privatização do aeroporto e as programações do réveillon e do carnaval, já impactaram no receptivo turístico dentro e fora do Brasil. Com isso espera-se uma ocupação média durante todo o verão – entre dezembro e março – da ordem de 65%, bem superior à média verificada no ano passado, de 53%.

O presidente da Associação Baiana da Indústria de Hotéis (ABIH), Glicério Lemos, disse que espera um intenso fluxo turístico nos meses de dezembro, com o Reveillon, e nos dias que antecedem e durante o carnaval, que em 2018 vai acontecer na primeira quinzena de fevereiro. “Nossas projeções vão na contramão da crise, porque a cidade está mais estruturada para o turismo e estamos realizando intensa campanha de divulgação de Salvador e dos demais destinos turísticos da Bahia no Brasil e no exterior”, disse.

No ano passado, conforme os números da Secretaria de Turismo do Estado, a Bahia recebeu aproximadamente cinco milhões de turistas, nos cinco meses da chamada Alta Estação, que vai de novembro até o final de março, incluindo o Carnaval. Os destinos mais procurados foram Salvador e Porto Seguro, mas também o Litoral Norte do Estado, principalmente Praia do Forte e Chapada Diamantina. Com um percentual de crescimento estimado em 5%, o Estado deverá receber 5,6 milhões de turistas nas 13 zonas turísticas, durante o Verão 2017-2018.

Expansão – Conforme explica a Secretaria Estadual de Turismo, existe uma expectativa de fluxo global de turistas na temporada capaz de gerar um incremento de 8% em relação ao ano anterior em todo o estado. A expansão, segundo a Setur, é fruto de uma série de fatores, inclusive o esforço governamental para promoção da Bahia e qualificação dos serviços turísticos, assegurando maior qualidade ao atendimento em toda a cadeia produtiva deste setor.

Ainda conforme a Setur, o verão é responsável por uma fatia considerável do fluxo turístico anual da Bahia: aproximadamente 37%. Dentre os destinos mais visitados estão Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Morro de São Paulo e localidades do Litoral Norte, como Praia do Forte e Sauípe, além de novas localidades ao longo da Linha verde que vêm sendo descobertas. Isso aliados a locais já tradicionais, como a Costa das Baleias (Extremo Sul, a partir de Alcobaça), Morro de São Paulo e Itacaré.

A Setur dia ainda que medidas como a ampliação da infraestrutura para mobilidade (metrô, estradas, novos investimentos em aeroportos), com a participação do setor privado prepara o Estado para os avanços necessários, como na área da capacitação profissional e melhoria da qualidade dos serviços receptivos aos turistas. A isso as projeções indicam ampliação do fluxo de turistas no aeroporto de Salvador, com a chegada da Vinci Airports para administrar o equipamento.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *