O primeiro sistema público de transporte sem motorista foi lançado ontem (24), na cidade de Zhuzhou, na China. Chamado de “Smart Train”, a linha ferroviária terá a capacidade de transporte de 300 passageiros com uma velocidade máxima, sob pistas virtuais, de 70 quilômetros por hora.
Além de não necessitar de um condutor, outra novidade do sistema é o fato de ser uma mistura entre bonde e ônibus — são cerca de 32 metros de extensão.A ideia, de acordo com a empresa fabricante, a CRRC Zhuzhou, com um preço 20% menor a de um bonde tradicional, será possível transportar mais passageiros que um ônibus e sem a necessidade de trilhos físicos.
“Operando em pistas virtuais através de sensores montados no veículo, o trem pode ajustar sua tração, frenagem e indicações às ordens do sistema central”, explicou o engenheiro-chefe da CRRC Zhuzhou, Feng Jianghua.
Embora tenha sido lançada nesta semana, a abertura para o público deverá ocorrer apenas em meados do ano que vem. Enquanto isso, a linha permanecerá em testes.
*Fonte: Daily Mail
conteúdo original: http://dailym.ai/2y4kXyY