Regata internacional celebra os 516 anos da Baía de Todos-os-Santos

Salvador é o ponto de chegada da regata Transat Jacques Vabre. Foto: Valter Pontes

Pouco mais de 40 barcos participantes da 13ª edição da regata Transat Jacques Vabre percorrerão, entre os dias 5 e 12 de novembro, as 4.350 milhas náuticas que separam o continente europeu do sul-americano, perfazendo nestes sete dias a trajetória cumprida pelo florentino Américo Vespúcio. O navegante, durante parte do ano de 1501, viajou de Lisboa a Salvador, encontrando porto seguro naquela que batizou de Baía de Todos-os-Santos. O evento esportivo coincide com a semana em que a baía, originalmente chamada pelos índios tupinambás, de Kirimurê, cujo significado é “grande mar interior”, completa 516 anos, fato que ocorre nesta quarta-feira (1), Dia de Todos os Santos.

Com largada marcada para ocorrer no próximo dia 5, da cidade francesa de Le Havre, a regata terá a participação de velejadores de dez diferentes nacionalidades: França, Japão, Reino Unido, Espanha, Suíça, Alemanha, Brasil, Angola, Itália e Omã, nas categorias Class40, Multi50, Imoca e Ultime. Representando a Bahia, o piloto Leonardo Chicourel participará da disputa com o barco “Mussulo 40 Team Angola Cables”, na categoria Class 40. Parceria entre a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), a Transat Jacques Vabre já teve a capital baiana como destino final nos anos de 2001, 2003, 2005 e 2007.

 

Baía de Todos-os-Santos

Enquanto a chegada portuguesa marcou o início da colonização daquela que seria capital e cidade mais importante da então colônia pelos próximos dois séculos, a regata consolida a posição de Salvador como destino de importantes eventos esportivos, fortalecendo o aquecimento do turismo náutico na capital baiana. Com pouco mais de 1.200 quilômetros quadrados de extensão, a Baía de Todos-os-Santos possui 55 ilhas e une Salvador ao Recôncavo Baiano, sendo uma das maiores baías do mundo, onde, em 1549, Tomé de Souza desembarcou para iniciar a construção da fortaleza que seria conhecida como Salvador.
Ainda no mês de novembro, a Prefeitura de Salvador e a Embaixada do Brasil na França vão elaborar uma programação conjunta para promover ações que ocorrerão na Europa em 2018. As sugestões e o calendário para os eventos foram discutidos na ocasião do lançamento oficial da regata, no dia 20 de setembro, no Pavillon des Champs-Elysées, em Paris, durante encontro do embaixador Paulo César de Oliveira Campos e do secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco, que apresentou as principais ações feitas à frente da Secult, citando como exemplos bem sucedidos os contratos de financiamentos, os intercâmbios para o desenvolvimento do turismo, a implantação dos espaços culturais e a requalificação urbanística de Salvador.
Principal evento de atração turística voltada para o aproveitamento da beleza da Baía de Todos-os-Santos e seu entorno, a regata oferece a oportunidade a soteropolitanos e turistas de conhecerem as belezas históricas e naturais da região.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *