Barcos partem da França para a Bahia na maior regata transatlântica do mundo

Os barcos que competem na 13ª edição da Regata Jacques Vabre partiram neste domingo (5), às 13h30 (9h30 na Bahia), da cidade de Le Havre, na França, em direção a Salvador, que volta a ser o ponto de chegada da prova depois de 10 anos. Entre os velejadores estão o baiano Leonardo Chicourel e o angolano José Guilherme Caldas, que representam o Brasil competindo em dupla na categoria Class 40. A expectativa é que os veleiros comecem a chegar ao destino final a partir de 12 de novembro, depois de percorrer 4.350 milhas náuticas (8.056 quilômetros). A regata tem apoio da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur).

Em Le Havre para acompanhar a saída dos barcos, o secretário do Turismo, José Alves, destacou que a maior regata transatlântica do mundo é uma vitrine para dar visibilidade aos destinos turísticos da Bahia. “Durante os dias que antecederam o início da prova, procuramos divulgar bastante as nossas 13 zonas turísticas nos estandes da Vila da Regata. E a Bahia ficará em evidência mais ainda quando os barcos começarem a chegar a Salvador, porque cerca de 70 jornalistas estrangeiros estarão noticiando o final da competição”, afirmou José Alves.

O presidente da França, Emmanuel Macron, esteve em Le Havre, na noite deste sábado (4), e aproveitou a visita para conhecer a Vila da Regata, instalada na Bacia de Paul Vatine. O presidente desejou sorte aos atletas da Transat Jacques Vabre. ”Boa sorte. Eu realmente admiro vocês”, emendou o líder francês.

A Baía de Todos-os-Santos, ponto de chegada dos participantes da Regata Jacques Vabre, está no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), executado pela Setur. A meta é fomentar o turismo náutico e cultural em 18 municípios de seu entorno. Técnicos da Setur atuam na consolidação dos roteiros náuticos da região, etapa que antecede projetos executivos e licitações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *